8 tendências de mercado que vão transformar a TI em 2024!

8 tendências de mercado que vão transformar a TI em 2024! tripla-na-midia

Estar em dia com as tendências de mercado é essencial para qualquer negócio: de startups às líderes empresariais. Afinal, todos os anos, surgem novos recursos e ferramentas que otimizam processos e impulsionam resultados.

Mas aí surge a dúvida: quais novidades são realmente interessantes e onde investir? O ano de 2024 deve ser marcado por um aumento expressivo do uso de tecnologias emergentes e já é hora de pensar sobre o assunto.

Para facilitar, criamos uma lista com tendências que devem estar no seu radar. Continue a leitura e confira!

Por que ficar atento às tendências de mercado?

Empresas de sucesso têm um diferencial importante: a habilidade de se adaptar rapidamente ao mercado e entregar novas ideias, produtos e serviços que atendam às demandas dos consumidores.

Mas, acompanhar as tendências de mercado é muito mais do que estar atualizado; é compreender a evolução da sociedade e aproveitar as oportunidades à sua frente. Isso porque, vivemos em um cenário de transformação digital, repleto de potencial.

Inovar é gerar valor e acaba impactando de forma positiva em todos os resultados do negócio. Estamos falando de mais lucratividade, produtividade e agilidade. Tudo isso representa uma melhor experiência ao cliente e uma boa imagem no mercado.

Diversas organizações já perceberam isso. Aliás, estudos apontam que os investimentos em tecnologia com foco em negócios devem crescer 12% até o final de 2023 na América Latina.

Lembrando que nem todas as tendências são tecnologias desconhecidas. Muitas vezes, a próxima grande oportunidade está em uma adaptação inteligente do que já existe.

Esse fato evidencia a importância de se manter informado, uma vez que a falta de conhecimento pode significar perder chances valiosas de impulsionar os resultados da sua empresa.

8 tendências de mercado para aproveitar em 2024

Olhar para frente é sempre uma missão desafiadora. Embora a chegada de um novo ano nos convide a pensar em novas estratégias e investimentos, é preciso ter cautela para avaliar as tendências de mercado e escolher para onde direcionar esforços e investimentos.

A Tripla é uma consultoria de tecnologia com anos de experiência e vai te ajudar com essa tarefa. Fizemos uma curadoria das tendências que merecem ser implementadas em sua rotina. Confira!

1. Investimentos na nuvem

É praticamente impossível encontrar empresas que desconhecem a Cloud Computing. Apesar disso, ainda existe um mundo inexplorado quando falamos em nuvem.

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, as empresas pretendem mover cerca de 60% do seu patrimônio para a nuvem até 2025. E se você ainda não iniciou essa jornada, é hora de dar o primeiro passo!

Por outro lado, caso seus ativos já estejam na nuvem, não é o momento de se acomodar. A melhor estratégia é otimizar seus recursos e buscar o máximo aproveitamento do ambiente cloud para atingir seus objetivos de negócios.

2. IA Generativa

O mercado tem falado bastante sobre a IA Generativa, mas muitos profissionais desconhecem o real potencial dessa tecnologia. Essa vertente da inteligência artificial não só replica padrões, como desenvolve novas soluções, designs e ideias.

Com algoritmos de aprendizado de máquina avançados, treinados com uma vasta quantidade de dados, os sistemas conseguem pensar além do previsível. Assim, podem ser usados em diferentes atividades e setores e já faz parte de muitas ferramentas, como o Microsoft 365.

Em um cenário em que é preciso fazer mais com menos, contar com “máquinas que pensam e aprendem” pode ser decisivo. Vale destacar que o estudo da Harvard apontou que mais de 50% dos negócios já adotaram a Inteligência Artificial em pelo menos uma função.

3. Edge Computing

Imagine um cenário em que o processamento de dados não está centralizado em servidores distantes, mas sim próximo aos dispositivos e usuários finais. Esse é o futuro da computação, em que latência mínima e velocidade máxima é o que se busca!

Em 2024, a Edge Computing está preparada para dar um salto significativo. Já se perguntou como os carros autônomos reagem ao tráfego em constante mudança? Ou como sistemas de realidade aumentada entregam informações precisas em tempo real? Tudo isso é possível graças a essa tecnologia.

Em resumo, o processamento de dados ocorre o mais perto possível de onde ele é necessário. Assim, em vez de enviar informações para data centers distantes, o processo ocorre localmente ou em servidores próximos.

Isso resulta em uma redução significativa na latência, o que é determinante para aplicações que exigem resposta imediata, como jogos online, cirurgias remotas e fábricas digitais.

4. Malha de Segurança Cibernética

A segurança cibernética é uma prioridade em empresas de todos os portes. Entretanto, o jogo está mudando e a abordagem tradicional está sendo substituída por algo mais complexo e abrangente: a malha de segurança cibernética.

Para entender essa tendência de mercado, imagine uma teia inquebrável que se estende por todos os cantos da infraestrutura digital de uma empresa.

Na prática, a malha de segurança cibernética se afasta do conceito de “perímetro” tradicional e trabalha com a ideia de que ameaças podem surgir de qualquer lugar. Por isso, ela não só protege as fronteiras, como monitora e responde em tempo real a atividades suspeitas em todos os níveis.

5. Internet dos Comportamentos (IoB)

Há alguns anos, a Internet das Coisas (IoT) despontou como uma tecnologia revolucionária. Agora, é a vez da Internet dos Comportamentos (IoB) ganhar destaque em todo o mundo.

Em 2024, a IoB deve mostrar ainda mais seu potencial e promete transformar a interação das empresas com seus clientes. Isso porque, ela vai além da conectividade de dispositivos, rastreando e analisando padrões comportamentais das pessoas.

Seu negócio poderá antecipar as necessidades dos consumidores e inovar seu modo de agir. O segredo está na análise de grandes volumes de dados, capturados por meio de dispositivos, aplicativos de smartphones e sensores, por exemplo.

As informações são ativos valiosos, que serão processadas por algoritmos de aprendizado de máquina para identificar tendências em diferentes áreas do mercado, como marketing, varejo e saúde.

6. Ferramentas de Colaboração online

Os últimos anos foram marcados pela popularização do trabalho remoto e híbrido. Agora, para garantir que os modelos sobrevivam de forma eficiente é preciso apostar em ferramentas de colaboração.

Com o fim das barreiras geográficas e equipes descentralizadas, é preciso garantir que todos tenham acesso aos mesmos dados, em tempo real. Assim, a empresa pode evoluir e aproveitar o potencial de talentos espalhados pelo mundo.

Em 2024, a expectativa é que mais empresas invistam nesse tipo de tecnologia. De aplicativos de videoconferência, intranets corporativas a espaços de trabalho virtuais, basta escolher o recurso certo para as suas demandas.

7. Serviços Gerenciados de Gestão de Nuvem

Os serviços gerenciados de gestão de nuvem são uma das grandes tendências de mercado para 2024. Afinal, as empresas precisam cada vez mais otimizar seus investimentos em Cloud Computing.

Em resumo, a jornada para a nuvem não acaba com a migração. É preciso garantir a segurança, eficiência, economia e disponibilidade dos dados em um ambiente em constante evolução.

A contratação de empresas especializadas é uma decisão estratégica, pois garante um acompanhamento contínuo do ambiente. Assim, a empresa consegue explorar todo o potencial da tecnologia, de forma segura e econômica.

Entre os serviços incluídos, destacamos:

  • monitoramento em tempo real;
  • otimização de recursos;
  • implementação de medidas de segurança;
  • backup e recuperação de dados.

Com esse apoio, a organização pode se concentrar em suas atividades principais, enquanto profissionais especializados cuidam da complexa tarefa de manter a nuvem em pleno funcionamento.

8. Tecnologias de aprimoramento de privacidade de dados

O aumento da preocupação com privacidade de dados e a maior regulamentação do tema exige ações eficientes das empresas. Assim, uma das tendências para os próximos anos é o investimento em tecnologias de aprimoramento de privacidade.

A intenção é garantir que as informações sensíveis estejam sempre protegidas. Nesse sentido, vale apostar em tecnologias e recursos de ponta, como:

  • criptografia de ponta a ponta: que envolve a codificação dos dados em todos os pontos da jornada, desde o remetente até o destinatário;
  • computação confidencial: abordagem permite que os dados sejam processados em um ambiente protegido, isolado até mesmo de sistemas operacionais e administradores. Ela é especialmente relevante ao trabalhar com dados sensíveis, como informações médicas ou financeiras;
  • anonimização de dados: técnica que envolve a remoção ou substituição de informações pessoais identificáveis, garantindo que os dados possam ser usados para fins analíticos e de pesquisa sem violar a privacidade dos titulares.

É importante destacar que essas tecnologias são valiosas no contexto de aplicação da LGPD — que está se tornando mais rigorosa.

Aposte nas tendências de mercado e agregue valor ao seu negócio!

Estamos caminhando para um futuro cada vez mais digital e as tendências de mercado podem moldar o futuro do seu negócio. Quem busca um crescimento sustentável a longo prazo deve conhecê-las e estudar investimentos estratégicos.

Nem toda tecnologia é adequada para todas as empresas. Por isso, uma análise cuidadosa das oportunidades, riscos e prioridades é o que vai agregar valor à sua jornada de transformação digital.

Ou seja, não adote tecnologias por conveniência ou modismo! Escolha as que verdadeiramente impulsionam seus objetivos e necessidades. Para isso, conte com o auxílio de uma consultoria de tecnologia.

A Tripla tem uma equipe de profissionais experientes que podem impulsionar a transformação de negócios: do planejamento à gestão das soluções ideais.

Gostou do que exploramos até aqui? Essa é apenas uma amostra do que o mercado de TI reserva para 2024. Continue sua jornada de conhecimento e entenda um pouco mais sobre a TI Híbrida!