Armazenamento em nuvem para empresas: como otimizar o ROI?

Armazenamento em nuvem para empresas: como otimizar o ROI? cloud  Cloud

No mundo da Cloud Computing, existem algumas verdades que precisam ser reforçadas. E uma delas é: nem sempre investir no armazenamento em nuvem para empresas gera economia.

Mas, fique tranquilo! O problema não está na nuvem em si, mas na forma que é implementada em cada organização. Ou seja, com planejamento e uma gestão atenta do consumo, seu negócio pode controlar os gastos.

Mas, como era de se esperar, essa não é uma tarefa simples. A Tripla tem anos de experiência em jornada para a nuvem e conhece bem os desafios que você está enfrentando.

Pensando nisso, vamos compartilhar as melhores estratégias para aproveitar melhor os recursos aplicados na nuvem. Confira!

Entenda o armazenamento em nuvem para empresas

A  Cloud Computing é uma poderosa ferramenta da Era Digital que permite o armazenamento de dados em servidores remotos, com auxílio da internet.

Por meio do armazenamento em nuvem para empresas, você pode acessar suas informações de qualquer local do mundo e em vários dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Para isso, basta que eles estejam conectados à internet.

Portanto, é o fim das salas de arquivos físicos! Seus relatórios, documentos, análises e sistemas operam na nuvem, gerando flexibilidade, mobilidade e escalabilidade para sua rotina.

Como o armazenamento em nuvem pode ser útil para seu negócio?

O sistema de Cloud Computing conta com propriedades úteis para empresas de todos os segmentos. Se ainda tem dúvidas, é hora de entender como ele pode ser útil no dia a dia do seu negócio. Confira!

Armazenar documentos, imagens, vídeos e e-mails

Uma das maiores utilidades do armazenamento em nuvem para empresas é o arquivamento de documentos. Assim, ao invés de salvar seus dados no computador, eles ficam disponíveis na nuvem, prontos para serem acessados por qualquer pessoa autorizada.

Backup

Também é possível usar essa tecnologia para fazer o backup de dados. Dessa forma, é possível ter cópias de segurança dos arquivos, facilitando sua recuperação no futuro.

Gerenciar projetos e tarefas

E, claro, a nuvem é uma aliada da gestão de projetos e tarefas. Afinal, os tomadores de decisão contam com uma visão geral do negócio e têm conhecimento do andamento das atividades organizacionais.

O mito da economia: migrar para nuvem é sempre mais barato?

O custo é um dos fatores que incentivam muitos gestores a iniciarem a jornada para a nuvem. No entanto, sem planejamento, a realidade pode fugir um pouco da expectativa.

Mas, por que isso pode acontecer? O mito da economia é construído quando se avalia apenas os benefícios da Cloud Computing.

No momento de migrar, o gestor logo pensa na economia que terá com infraestrutura física complexa, com equipamentos e soluções de TI e a possibilidade de personalizar o ambiente. Porém, não leva em consideração os obstáculos para implementar e gerenciar o sistema.

Assim, sem planejamento para um processo de migração estratégico e adequado ao que o negócio realmente precisa, a gestão do consumo na nuvem pode gerar surpresas no fim do mês. Ou seja, os custos podem virar uma dor de cabeça.

Como melhorar o ROI do armazenamento em nuvem para empresas?

Como vimos, a nuvem é um investimento estratégico. Porém, depende de uma gestão eficiente para gerar os resultados desejados.

Agora, você deve estar se perguntando: como melhorar o ROI do armazenamento em nuvem para empresas? Isso exigirá atenção, boas ferramentas, dedicação e monitoramento. Confira algumas dicas de quem entende do assunto!

Estude os custos da migração com atenção

Primeiramente, é fundamental ter o conhecimento dos custos relacionados ao sistema de Cloud Computing. Essa questão vai ajudar a sua empresa a se planejar financeiramente para implementar a ferramenta.

Escolha os provedores e serviços adequados

Com tantos provedores e serviços em nuvem, é importante assegurar o investimento naquilo que faz sentido para a sua empresa. Nesse sentido, o apoio de especialistas pode te ajudar a visualizar demandas e oportunidades e fazer boas escolhas.

Gerencie os custos na nuvem

Os gastos em cloud precisam ser acompanhados em tempo real. Caso contrário, os recursos podem ser usados de forma pouco estratégica e prejudicar as finanças organizacionais.

Como o cartão fica cadastrado na plataforma, o pagamento é automático e pode gerar surpresas nas contas. Esse tipo de situação pode até inviabilizar o processo, principalmente em PMEs e negócios com orçamento limitado.

Conte com a Tripla: sua parceira em toda a jornada para a nuvem

A Tripla é especialista em jornada para a nuvem e já ajudou centenas de negócios a implementarem a solução. Mas, além disso, atuamos para que você aproveite todos os benefícios do armazenamento em nuvem para empresas.

Nosso time está pronto para colaborar em todas as etapas. Isso porque, entendemos a importância de uma visão 360 para garantir o controle de custos efetivo e completo:

  • Consultoria: avalia ambiente e identifica necessidades e melhores fornecedores;
  • Migração: apoio no processo de migração do ambiente, evitando perda de dados, atrasos e prejuízos;
  • Licenciamento: te ajudamos a escolher o provedor ideal e cuidamos do licenciamento;
  • Gestão da nuvem: monitoramento contínuo e em tempo real para evitar faturas elevadas e que estejam fora do orçamento.

Portanto, não importa em qual fase da implementação da Cloud Computing sua empresa está. Temos a experiência, as ferramentas e o conhecimento necessários para ser seu parceiro nessa caminhada.

Entre em contato com a Tripla agora e garanta que a nuvem seja mais um pilar para o seu sucesso na Era Digital!