SSE: conecte usuários, dados e aplicativos na nuvem com visibilidade e segurança!

SSE: conecte usuários, dados e aplicativos na nuvem com visibilidade e segurança! cloud blog  SSE

A transformação digital é um processo global e promove mudanças em todos os níveis de mercado. E, nesse “novo normal”, o SSE é uma solução estratégica, capaz de ajudar a solucionar desafios importantes ligados ao trabalho remoto, à Cloud Computing e à segurança de dados.

Enquanto a evolução digital aumenta as possibilidades de acesso aos dados, dentro e fora do escritório, toda empresa deve investir em estratégias avançadas para proteger seus ativos. Afinal, quanto mais portas de entradas, maiores são os riscos.

Este conteúdo mostrará como conectar usuários, dados e aplicativos na nuvem com visibilidade e segurança. Quer aprender? Continue conosco!

O que é SSE?

SSE (Security Service Edge), ou Borda de Serviço de Segurança, é a pilha de segurança do SASE. Segundo o Gartner, ele protege o acesso à web, serviços em nuvem e aplicativos privados, englobando vários recursos, como:

  1. Cloud Access Security Broker (CASB);
  2. Secure Web Gateway (SWG);
  3. Firewall-as-a-Service (FWaaS);
  4. Acesso à Rede Zero Trust (Zero Trust Network Access – ZTNA).

Resumindo, é um conjunto de serviços de segurança em nuvem que garante a proteção da força de trabalho contra os riscos da internet. Isso porque, promove o acesso seguro às aplicações enquanto protege os dados e todas as portas de acesso a eles.

Aprofundando um pouco mais: os 4 pilares de um bom SSE

Para entender bem o que é um SSE, é importante ter uma visão mais detalhada sobre seus pilares. Nesse sentido, podemos destacar 4 fatores fundamentais:

  1. Deve rastrear dados de diversas origens.
  2. Precisa decodificar e analisar o tráfego na nuvem.
  3. O acesso aos dados deve ser adaptável.
  4. A segurança não pode reduzir o desempenho da rede.

Como você sabe, os dados estão mais descentralizados do que nunca, o que dificulta o trabalho dos firewalls. Para deixar o cenário ainda mais complexo, temos um aumento do número de endpoints e tendências, como a IA Generativa e o BYOD — que estimula os funcionários a usarem seus próprios dispositivos.

É por isso que os pilares acima são tão importantes. Entenda-os um pouco mais!

Deve rastrear dados de diversas origens

Com usuários trabalhando de qualquer lugar e aplicativos na nuvem, é muito provável que seus recursos de segurança tradicionais não consigam monitorar e entender todo o tráfego. Assim, é necessário contar com um sistema robusto, que consiga rastrear os dados onde quer que estejam.

Precisa decodificar e analisar o tráfego na nuvem

Sua estratégia de segurança precisa ver e interpretar o tráfego API JSON. É importante destacar que um firewall comum não tem essa capacidade.

O acesso aos dados deve ser adaptável

Não basta monitorar e controlar o acesso aos dados. Na verdade, é importante implementar políticas adaptáveis e que acompanham a evolução da complexidade dos usuários, dispositivos, localização da tentativa de acesso, aplicativos, além do nível de sigilo da informação.

A segurança não pode reduzir o desempenho da rede

Em um mundo hiper conectado, é indispensável que o usuário tenha um acesso rápido e seguro aos dados. Ou seja, as ações de segurança não podem prejudicar a produtividade das equipes e criar barreiras de forma aleatória.

Embora a internet seja um ambiente repleto de riscos, existem métodos eficazes de garantir o uso da nuvem sem expor o negócio a ação de cibercriminosos — um bom exemplo são as redes privadas.

Da demanda à solução: SSE como saída para uma evolução digital segura

Antes de falarmos sobre o SSE, que tal darmos um passo para trás e entendermos o contexto que faz dele uma solução indispensável para as empresas modernas? E nem é preciso ir muito longe!

A verdade é que em uma breve análise do cotidiano corporativo, percebemos um padrão cada vez mais evidente:

  • Ampla adesão a ofertas de softwares e infraestruturas como serviço (SaaS, IaaS);
  • Uso de aplicações e serviços em nuvem;
  • Descentralização dos dados, armazenados fora da empresa;
  • Usuários móveis e remotos;
  • Acesso por diversos dispositivos.

Em resumo, as organizações estão aproveitando cada vez mais de recursos e processos flexíveis, descentralizados e na nuvem. Mas, esses avanços trazem consigo grandes desafios e um dos maiores é a segurança de dados!

Todo profissional de TI sabe o quanto é difícil proteger aplicativos em nuvem e usuários móveis. Mais do que isso, é evidente que estratégias tradicionais falham nessa missão por vários motivos.

Benefícios do SSE que você precisa considerar

Ainda em dúvidas sobre investir ou não no SSE? Separamos alguns benefícios valiosos dessa pilha de segurança que não podem ser ignorados por nenhum gestor da área. Confira e tome decisões estratégicas sem medo de errar!

Usuários híbridos e remotos trabalhando em segurança

O SSE é um serviço nativo da nuvem. Por isso, está 100% adaptado à realidade e às demandas de uma força de trabalho híbrida e remota. O resultado é um ambiente seguro e uma boa experiência para seus usuários.

Plataforma unificada na nuvem

Com o SSE, seu time de TI aproveita todo o potencial de uma plataforma de segurança unificada na nuvem. Isso simplifica a gestão de políticas de segurança e libera tempo para que o setor se torne cada vez mais estratégico e produtivo.

Dados protegidos em qualquer lugar

Não podemos deixar de mencionar que o SSE protege seus dados, onde quer que eles estejam. Isso porque, consegue rastrear várias fontes e inspeciona o todo o tráfego de entrada e saída da internet, protegendo seu negócio de ameaças cibernéticas.

Implementando o SSE: por onde começar?

Depois de tudo o que falamos sobre o SSE, é provável que você tenha entendido por que tantas organizações estão investindo nessa solução. Mas por onde começar?

Como todo investimento na área de Segurança da Informação, o melhor caminho é o que traz mais segurança e tranquilidade. Por isso, sempre reforçamos a importância do apoio de especialistas nessa jornada.

A Tripla é uma consultoria com anos de mercado e larga experiência para lidar com projetos complexos e desafiadores. Temos um time preparado e atualizado para orientar e acompanhar a implementação das melhores tecnologias do mercado, garantindo uma evolução digital realmente segura para o seu negócio.

Conte com a Tripla em sua jornada de segurança cibernética!

Garantir um ambiente seguro e conectado é um desafio que pode ser mais simples com o apoio da Tripla. Temos a expertise e as certificações mais importantes do mercado, além de um time pronto para agir sempre que você precisar.

Por isso, converse com nossa equipe sobre o SSE e dê mais um passo em direção a uma atuação segura e com foco no futuro. Clique aqui e fale com um especialista!