O que é um firewall e quais suas funções

A segurança dos dados está cada vez mais vulnerável, principalmente, no atual cenário em que vivemos, repleto de ameaças e casos de grandes vazamentos de informações e arquivos sigilosos acontecendo. Nesse conteúdo, abordaremos um conceito em segurança muito comum nas empresas que entendem a necessidade de uma efetiva proteção de dados: o que é um firewall.

Mas, afinal de contas, o que é um firewall?

É a primeira linha de defesa que um sistema ou rede tem contra ataques ou intrusos. Esta barreira pode ser implementada de duas formas: como hardware ou software.

Como o próprio nome incita, o firewall serve para impedir que um “incêndio” se propague para outros ambientes, protegendo assim as pessoas e a própria construção. No caso de sistemas ou rede, a ferramenta trabalha para prevenir que malwares se espalhem e infectem outros dispositivos.

Essa linha defensiva, construída por um conjunto de regras e instruções, aplicadas a uma rede ou a um sistema para análise de tráfego de dados, fazendo uma “filtragem de pacotes” (análise das informações trafegadas) recebidos e assim examina-os e controla qual tipo de informação entra na rede privada e sai dela.

As principais funções de um Firewall

O papel do firewall é atuar, analisando o tráfego da rede a fim de impedir que dados não desejados consigam acesso. Compreendendo melhor a filtragem de pacotes, ela acontece, mediando as regras e instruções, previamente, configuradas, para que assim, o seu firewall seja programado a se comportar da maneira que o administrador e o responsável pela rede quiserem.

Comparando com o mundo real, por exemplo, você poderia escolher quais cartas receber. Você determinaria, junto aos Correios, que não gostaria de receber conteúdos de lojas ou pessoas indesejadas e, a partir disso, tais conteúdos deixariam de ser entregues em sua casa. Com isso, os Correios entregariam somente o solicitado.

Outro ponto a ser entendido é que, para fazer a seleção das cartas, os funcionários dos Correios não veriam os conteúdos, mas a origem, o tipo e o seu endereçamento. Também podemos ver o firewall como um segurança que analisa cada pessoa e libera o acesso ao ambiente somente a quem esteja credenciado ou qualificado. Tudo isso é, previamente, determinado por suas preferências. Hoje há vários tipos de firewall com suas particularidades, dependendo do ambiente que se pretende proteger.

Este é o papel do firewall: filtragem feita, através de regras de acessos, que podem ser configuradas, de acordo com o perfil da empresa e do administrador, bloqueando ou liberando vários sites, para acessar redes diferentes da própria empresa, gerenciar o balanço e quantidade de banda de internet acessada pelos usuários e até especificar como um usuário se porta dentro do ambiente dos sistemas da empresa.

Aqui na Tripla somos especialistas e trabalhamos em parceria com a Sophos e seu firewall mais conceituado, o XG Firewall. Nele podemos implantar todas essas regras e instruções para seu ambiente, deixando seu trabalho voltado exclusivamente para o seu negócio, enquanto nosso time especializado cuida da sua segurança.

A importância de um firewall mesmo para pequenos negócios

Hoje, mesmo com a LGPD em vigor e com a cultura de proteção e boas práticas sendo disseminadas, várias pessoas tendem a ser descuidadas quanto à segurança. Questões, como a senha sendo colada diretamente no monitor, como uma tentativa de facilitar o login no dia, a generalização das contas de login, usuários com poder de editar os sistemas da máquina e instalar nela qualquer software, são alguns dos exemplos que ainda se veem muito. Então tão importante quanto o investimento em tecnologia e em conhecimento de sistemas de segurança é a orientação aos colaboradores em relação à importância de pequenos detalhes no dia-a-dia. Além disso, às vezes, por se tratarem de pequenos negócios, tendem a acreditar que não necessitam tanto assim de sistemas de segurança, mas como vimos, é algo de extrema importância.

Finalizando, o firewall é uma das principais medidas de proteção para seus dados ficarem seguros e utilizáveis da maneira que, realmente, for necessária para você.

Sua privacidade está garantida com a aplicação das nossas soluções. Além de privacidade e segurança para as informações, uma solução de firewall, bem configurada e gerenciada, é capaz de otimizar a gestão de sua empresa, economizando recursos e investimentos.

Conheça um pouco mais do Sophos XG Firewall, uma ferramenta que viabiliza um ambiente em alta disponibilidade, com a melhor visibilidade e proteção!