Por que a criptografia de dados é tão importante

A cada ano, milhões de notebooks são extraviados, roubados ou perdidos; muitos deles contendo dados importantes e sensíveis. A criptografia completa do disco é a primeira linha de defesa essencial para proteger seus dados em qualquer um desses eventos. Existem soluções que permitem que sua equipe gerencie a criptografia de disco de forma completa a partir de um único centro de gerenciamento integrado e baseado na Web.

Isso não só protege seus dados bem como otimiza a operação de sua equipe. Para exemplificar melhor os conceitos a serem abordados, utilizaremos a solução Sophos Device Encryption, líder de mercado em seu seguimento.

Protegendo dados e mantendo a conformidade

A maioria dos profissionais que precisam realizar atendimentos ou atividades fora da empresa carregam notebooks contendo informações confidenciais da empresa. As senhas por si só não protegem os dados.

A melhor maneira de garantir a segurança dos seus dados é criptografar o disco rígido do computador. Como parte dos requisitos de conformidade, é provável que você possa verificar quais computadores em sua organização estão criptografados. E, no caso de notebooks perdidos ou roubados, as organizações também precisam fornecer prova de que esses dispositivos ausentes estão criptografados.

Compartilhamento seguro de documentos

Já sabemos que essa é uma prática comum nas empresas. E-mails, conversas, documentos, arquivos em geral. Contudo, é preciso garantir a segurança das informações que estão sendo compartilhadas.

Com soluções de criptografia de dados, é possível compartilhar arquivos sem esforço e que eles permanecem seguros. Com alguns cliques, os usuários podem criar um arquivo protegido por senha, contido com segurança em um wrapper HTML 5.

Os arquivos criptografados podem ser abertos apenas por um destinatário com a senha correta. Eles simplesmente precisam de um navegador da web e de uma senha válida para acessar os documentos. Além disso, um suplemento do Outlook permite que os usuários criptografem anexos de e-mail antes de compartilhá-los com colegas internos ou externos.

O que esperar de uma boa solução de Criptografia

Já entendemos a importância e alguns cenários fundamentais em que a criptografia de dados se faz necessária. Agora vamos falar um pouco sobre as principais funcionalidades que você precisa procurar em uma solução, e os diferenciais que podem ser relevantes em sua escolha.

Funcionalidades

Entre as principais funcionalidades da criptografia, citamos:

  • Gerenciar centralmente a criptografia de disco completo do Windows BitLocker e macOS FileVault a partir de um único console;
  • Compartilhamento seguro de documentos;
  • Hospedagem na nuvem. Sem servidor para implantação local;
  • Gerenciamento integrado: endpoint, servidor, dispositivo móvel, firewall e proteção sem fio;
  • Relatório de prova de conformidade;
  • Recuperação de chave em serviço de autoatendimento;
  • Preços por usuário;
  • Implantação rápida;
  • Relatório de conformidade.

Diferenciais

Falando de diferenciais entre soluções, podemos citar:

Implantação rápida

Utilizando o exemplo da solução Sophos Device Encryption, como o gerenciamento baseado na Web da Sophos Central, não há servidor para implantar e não é necessário configurar servidores principais de back-end. Você pode implantar e começar a proteger dados em minutos. Para clientes existentes do Sophos Central Intercept X, não é necessário agente adicional. A implantação remota significa que são necessários apenas alguns cliques para promover a nova política de criptografia. Além disso, permite proteger dados com facilidade em notebooks remotos.

Interface de gerenciamento unificada

Boas soluções de criptografia viabilizam que sua equipe gerencie sua política de criptografia, chaves de criptografia e todas as políticas de segurança essenciais usando uma console unificada.

Recuperação de chave segura

É interessante buscar uma solução em que os usuários possam recuperar suas próprias chaves de recuperação de criptografia de disco completo. Isso ajuda os usuários a voltar ao trabalho mais rapidamente, sem precisar entrar em contato com o suporte técnico, economizando tempo e recursos de TI.

Segurança de dados precisa ser uma prioridade

À medida que os ataques evoluem e se tornam cada vez mais sofisticados, seu ambiente também precisa evoluir. A criptografia é uma barreira importante que pode proteger os dados de sua organização de cair em mãos erradas.

Existem muitas soluções disponíveis no mercado, então faça suas pesquisas e escolha a que mais se encaixa em sua realidade. Lembre-se sempre de visitar instituições como Gartner e Forester para mais informações, visto que eles possuem comparativos completíssimos para guiar suas escolhas.

Não negligencie a segurança dos dados de sua empresa. Na era digital, isso pode ser fatal.

Aproveite e acesse nosso blog para entender melhor sobre o universo da segurança da informação, infraestrutura de TI, LGPD e cloud. Tudo voltado para ajudar sua empresa a estar mais próxima de seus objetivos.