O que é Firewall – O que você precisa saber sobre essa ferramenta de segurança fundamental para sua empresa

Como você já deve saber, o firewall é uma peça importante na segurança dos dados da sua empresa, pois é a primeira linha de defesa de uma infraestrutura bem segura. Aqui vamos aprofundar um pouco mais, e entender o que é firewall, quais os benefícios dessa linha defensiva, os tipos mais comuns encontrados no mercado para assim compreender por que sua empresa precisa dessa ferramenta.

O que é firewall

O firewall é a primeira linha de defesa que você terá no seu sistema ou na sua rede corporativa. Ela pode ser implementada de duas formas: por um hardware ou software.

O hardware (equipamento físico ligado a sua rede) costuma ser mais robusto pois geralmente precisa gerenciar um ambiente com várias máquinas, já os softwares são mais pontuais visto que são implementados direto na máquina cliente. Um exemplo é o firewall do Windows, dele você pode configurar suas regras, bloqueando ou liberando os acessos da rede. Como um segurança por exemplo liberando acesso somente a quem foi autorizado.

O objetivo do firewall é controlar as conexões de entrada e saída da sua rede, por meio de uma filtragem dos pacotes desses dados.

O pacote é uma estrutura unitária de transmissão de dados ou uma sequência de dados transmitida por uma rede, ou seja, é um fragmento da informação que foi quebrado para sua transmissão.

Com a análise feita na filtragem juntamente com as regras aplicadas para tal análise, o firewall determina então se essa informação poderá ser entregue ao usuário, como um acesso a um tipo de site por exemplo.

Para entendermos melhor vamos conhecer alguns outros tipos de segurança encontrados hoje.

Quais são os tipos de segurança de rede?

Agora vamos entender quais as principais características que compões os firewalls modernos, que ajudam, de acordo com a necessidade de cada empresa, a melhorar certos pontos do ambiente de rede.

Proxy

Esse tipo de segurança atua como um intermediário entre redes externas e computadores, evitando a comunicação direta dos dois.

Os dados são recebidos pelo proxy e então são examinados e avaliados. Se nenhum problema com esses dados for detectado então o usuário poderá recebe-los.

Inspeção estado

Os firewalls com inspeção tomam a decisão de entrada e saída de dados com base nos atributos técnicos do ambiente como protocolos, estados ou portas específicas.

Como os demais, os firewalls de inspeção de estado tomam essas decisões de filtragem de pacotes para determinar se os dados podem passar para o usuário, que geralmente são criadas pelo administrador.

UTM (Unified Threat Manager)

O gerenciamento unificado de ameaças, mais conhecido como UTM ( Unified Threat Manager), é o termo que se refere a uma única solução de segurança, que em um único dispositivo oferece várias soluções. Normalmente esse dispositivo UTM inclui funções primordiais para a segurança de uma rede, como: antivírus, antispyware, antispam, firewall da rede, detecção e prevenção de invasões (normalmente conhecidos como IDS e IPS) alguns ainda oferecem funções como o roteamento remoto, conversão do endereço de rede (conhecido como NAT) e o suporte a VPN (redes privadas virtuais).

Com isso, tem-se uma segurança completa, unificada e facilmente gerenciável. Fizemos um artigo em que explicamos detalhadamente sobre o Firewall UTM, pode conferir aqui

IDS

O IDS, intrusion detection system, ou sistema de detecção de intrusos, permite visualizar em detalhes o trafego em diversos pontos da rede monitorada, identificando assim os tipos de atividades maliciosas.

Ao identificar um evento que fere a política de segurança, o IDS analisa e entrega um registro detalhado daquele evento ao administrador. Esse relatório pode ser usado como evidencia que auxilia na tomada de decisão.

Resumidamente, ele reúne informações que ajudam a entender melhor os eventos de violação das políticas de segurança de sua infraestrutura.

IPS

O IPS, intrusion prevention system, sistema de prevenção a intrusão, pode ser classificado como um conjunto de regras de análise de tráfegos que rejeitam determinados pacotes.

Quando uma requisição chega a sua infraestrutura, o IPS analisa todas as regras possíveis em busca de um motivo para rejeitar esses pacotes, e na falta dessas regras de rejeição o IPS permite o trafego analisado.

Porque sua empresa precisa de um firewall?

A Internet, como sabemos, é uma excelente fonte de dados e informações e pode ser muito benéfica para nossos trabalhos, mas também é a entrada para vários sites vulneráveis, aplicativos infectados e de e-mails criados para roubar ou conseguir acesso a sua rede.

Um exemplo, sabia que hoje os dados são conhecidos como o novo petróleo? O cientista que criou e defende a ideia é Clive Humby, um matemático londrino especializado em ciência de dados.

Assim como o petróleo precisa ser refinado, dados precisam ser analisados. Esse é o momento que começamos a tratar do universo da Business Intelligence, onde, em plena era da economia analítica, profissionais e empresas precisam, cada vez mais, serem alfabetizados em dados e dominar essa língua, para assim, conseguir usá-los em seu máximo potencial. E também ter o dever de garantir a segurança e privacidade desses dados contra vazamentos e roubos.

Com a implantação e administração de um Firewall é possível elevar o nível de segurança do seu ambiente. Contudo, a ferramenta por si só não resolve os problemas de segurança de sua rede. O verdadeiro diferencial está no gerenciamento dessas ferramentas, que quando bem feito, e da forma correta, traz os resultados esperados e reforça a segurança da empresa.

Para exemplificar, podemos citar nosso próprio exemplo. Na Tripla, atuamos com o Firewall como Serviço (também conhecido por Faas), e um dos diferenciais que entregamos é a administração da sua segurança. Atuamos em todos os níveis: planejamento, implantação, monitoramento e gerência.

Para a execução desse serviço utilizamos as soluções da Sophos, que fornece soluções de excelência para seu ambiente de segurança. De acordo com a gartner, a Sophos é líder da categoria. Entre seus conceitos de liderança estão visibilidade, proteção e resposta. Se você ainda não conhece o XG Firewall da Sophos  acesse o link e descubra mais sobre essa excelente plataforma de segurança, com funcionalidades como: visibilidade de atividades de risco, tráfego suspeito e ameaças avançadas, bloqueio de ameaças desconhecidas além da função de isolar sistemas infectados, evitando que os malwares se espalhem pela rede.

Proteja as informações da sua empresa

Se você quiser saber mais sobre a solução de Firewall como serviço da Tripla, clique aqui e fale com um consultor. Caso você queira se inteirar mais sobre os temas que cercam a segurança da informação para tornar o ambiente de sua empresa ainda mais seguro, acesse nosso blog.

Até a próxima.

 

 

Por favor, nos diga o que achou do conteúdo
5
Sending
User Review
4 (2 votes)