O que é vírus de computador?

Um termo tão presente atualmente, mas afinal, o que é vírus de computador?

Há pelo menos 40 anos, a palavra “vírus” é parte cotidiana de quem trabalha com computadores ou informática em qualquer nível. Antes mesmo da popularização da internet, os vírus criavam enormes problemas e prejuízos para usuários e empresa.

O que é vírus de computador? seguranca-da-informacao

Mas, afinal de contas, o que é exatamente um vírus de computador? E como eles chegaram até o nível de ameaça que representam nos dias de hoje?

Surgimento

Os primeiros computadores do modo que os conhecemos hoje surgiram em meados de década de 1970. Confinados em enormes gabinetes e “armários”, que ocupavam metros quadrados e salas inteiras em empresas, os computadores saíram e tornaram-se portáteis.

Com essa nova cara, eles ganharam não apenas empresas menores, mas inclusive usuários residenciais. Tudo com enorme velocidade. Por volta de 1982, os usuários residenciais já eram centenas de milhares nos EUA e milhões no mundo. E então, como era de se esperar, surgiram os primeiros problemas…

Os primeiros vírus de computador foram criados como rotinas e programas que tinham a capacidade de autoreplicar-se (e daí o nome “vírus”). Contudo, até o começo dos anos 1980, esses scripts se mantinham dentro dos laboratórios de universidades.

Em 1982, entretanto, isso mudou. O chamado “Elk Cloner seria o primeiro vírus de computador a infectar máquinas fora do ambiente de laboratório. A internet não existia, mas o Elk Cloner infectava o Apple DOS 3.3, sistema operacional dos computadores Apple II na época.

Os disquetes com o DOS eram infectados após serem utilizados em máquinas já atingidas pelo vírus. A infecção da máquinas geralmente ocorria quando o usuário executava um jogo de computador que continha o script malicioso. O Elk Cloner era um tipo inofensivo de “boot sector vírus”.

Em 1986, foi a vez do PC. O MS DOS foi primeiramente infectado por um vírus chamado “Brain”. Programado por paquistaneses, o Brain também era um boot sector vírus. Ele movia os registros de cabeçalho dos disquetes para outros setores e sobrescrevia o espaço original com script próprio. Os disquetes infectados geralmente mostravam 5 Kb de trilhas defeituosas, que eram na verdade o vírus de computador.

Definição

Mas as pessoas adoram conceitos e definições, então vamos lá. O vírus de computador é um programa que pode replicar-se e, desse modo, passar de hospedeiro a hospedeiro. Passando de computador para computador, esses programinhas, geralmente scripts curtos, reproduzem-se sempre que o usuário ou sua máquina executam alguma ação.

Embora no começo a maioria dos vírus fossem inofensivos, apenas servindo ao propósito de pesquisa na área digital ou para pregar peças em usuários, isso mudou com o advento da internet.

Atualmente, os vírus seguem sendo programas com propriedade de criar clones e réplicas de si mesmo, porém com objetivos bem diferentes:

  • Destruir informações e bancos de dados
  • Roubar ou apropriar-se de informações de usuários
  • Criar panes ou interromper o funcionamento de redes e sistemas
  • Enviar mensagens em massa
  • Copiar e registrar dados de usuários

O que era uma piada virou uma grande ameaça e, como veremos em outros textos, a gravidade de ação desses scripts criou a necessidade da existência de programas de softwares antivírus. Toda uma nova ciência, a segurança da informação, foi desenvolvida até o estágio atual com base, em grande parte, no crescimento da ameaça que os vírus representam.

Esqueça das mensagens bem-humoradas dos primeiros vírus de computador – os malwares de hoje não são mais brincadeiras, mas sim ferramentas para cometer cibercrimes.

 

Agora que você já entendeu o que é um vírus de computador, sugerimos a leitura do post “Saiba como funciona um vírus de computador”.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Wikiwand

Norton

 

 

O que é vírus de computador?
  • Por favor avalie nosso post
5

Resumo

Entenda de uma vez o que é vírus de computador, qual sua história e porque ele é uma ameaça tão presente em nossas vidas.

Sending
User Review
3.33 (3 votes)