Melhor fornecedor de WAF segundo a Forrester Wave 2023

A segurança de aplicativos já existe há algum tempo – mas ainda frustra as empresas com deficiências consideráveis que devem ser abordadas. Os WAFs têm um legado desagradável de “falsos positivos”, quando as regras do WAF bloqueiam negócios legítimos. Regras excessivamente complexas sobrecarregam as equipes de TI.

Por fim, qual a velocidade das proteções? Eles acompanham o ritmo das ameaças? Os fornecedores de WAF nem sempre adicionaram proteções a novas explorações emergentes com rapidez suficiente – deixando os clientes vulneráveis.

Se um WAF está em vigor, mas não bloqueia as ameaças emergentes – qual é o objetivo?

OSWASP TOP 10 não é suficiente

Diante desses desafios, quais expectativas de segurança de aplicativos devemos ter para um WAF moderno?

Naturalmente, as apostas na mesa começam apenas com os riscos OWASP com os quais estamos familiarizados – mas em 2023, isso é apenas uma parte.
Os WAFs também devem impedir a aquisição de contas, bloquear a exfiltração de dados confidenciais e, ao mesmo tempo, colocar naturalmente proteções imediatas para vulnerabilidades emergentes de aplicativos de dia zero que estão sendo exploradas.

Não apenas devemos bloquear ataques de aplicativos, mas, como mencionado, os WAFs modernos também devem:

  • Usar bancos de dados de reputação de IP para bloquear conexões maliciosas
  • Usar a prevenção contra perda de dados para garantir que dados confidenciais não saiam quando não deveriam
  • Impedir o controle de contas (em conjunto com um forte gerenciamento de bots)
  • Fornecer TLS totalmente gerenciado para proteger os dados em trânsito.

Melhores soluções de WAF

A medida que os aplicativos da Web evoluem de um ambiente monolítico para um ambiente API-first e os ambientes de implantação de aplicativos em nuvem se tornam a norma, as empresas terão que lidar com ambientes de aplicativos cada vez mais complexos. Ao mesmo tempo, as forças de segurança estavam em menor número. Com isso em mente, não é surpresa que os ataques a aplicativos da Web continuem sendo uma das principais causas de interrupções nos negócios devido a ataques externos.

Embora os firewalls de aplicativos da Web (WAFs) continuem sendo uma ferramenta popular para proteger aplicativos da Web, os clientes de hoje desejam proteger diferentes aplicativos em diferentes locais de implantação e pessoas pequenas. Os WAFs superam esse desafio. Agora, à medida que as equipes de desenvolvimento se aproximam da segurança do aplicativo e as equipes do centro de operações de segurança (SOC) se estendem à engenharia de detecção de aplicativos doméstica, os WAFs devem permitir uma gama mais ampla de partes interessadas com integrações prontas para uso, usabilidade aprimorada e automação.

Qual é a Melhor solução de WAF

Para escolher a melhor solução de WAF para sua empresa, devemos nos preocupar com dois fatores fundamentais em uma solução de WAF: Segurança e Desempenho.

Segurança

Alguns requisitos são obrigatórios para que a soluções de WAF proteja sua empresa de ameaças emergentes;

  • Possuir inteligência de ameaças constantemente aprimorada por informações obtidas automaticamente através de rede global. Isso garante que WAF mantenha as organizações mais seguras contra ameaças emergentes.
  • Aprendizado de máquina adiciona conjuntos de regras poderosos que param as ameaças, incluindo vulnerabilidades zero-day recém-descobertas, bem como desvios e variações de ataque, complementa os conjuntos de regras do WAF detectando desvios e variações de ataque de ataques RCE, XSS e SQLi.
  • Rate Limiting avançado impede o abuso, DDoS, tentativas por força bruta com controles centrados em API.
Desempenho

Outro fator importante na escolha de uma solução de WAF é o desempenho, a segurança aplicada não pode afetar a performance de suas aplicações. Devemos observar alguns fatores importante;

  • WAF em soluções SaaS é cada vez mais utilizado e recomendado para uma proteção mais efetiva, dessa forma os ataques são parados mais próximo a origem e sem impacto a sua infraestrutura seja ela em nuvem ou on-premisse.
  • Armazenado em cache na rede global- Garantindo um desempenho consistente e rápido para os visitantes, não importa onde estejam.
  • Aumente as classificações de SEO com o armazenamento em cache de conteúdo dinâmico
  • Oferece certificados SSL para que você possa proteger facilmente os dados que são transferidos entre seu site e seus visitantes.

Top 3 melhores fornecedores WAF, segundo Forrester Wave

A avaliação Forrester Wave™ destaca Líderes do setor de WAF no mundo. Para oferecer um processo equitativo para todos os participantes, a Forrester segue o Guia de Metodologia Forrester Wave™ para avaliar os fornecedores participantes. Nessa análise realizam uma pesquisa primária para desenvolver uma lista de fornecedores a serem considerados para a avaliação. A partir desse grupo inicial de fornecedores, limitam a lista final com base nos critérios de inclusão. Em seguida, reúnem detalhes do produto e da estratégia por meio de um questionário detalhado, demonstrações/briefings e pesquisas/entrevistas de referência do cliente.

Destaque para as duas soluções melhor qualificadas foram a Akamai e Cloudflare.

Melhor fornecedor de WAF segundo a Forrester Wave 2023 seguranca-da-informacao infraestrutura-de-ti  WAF

WAF Cloudflare x Akamai Technologies

AKAMAI TECHNOLOGIES

A inovação é a proteção contra malware, que procura proteger os clientes de arquivos maliciosos carregados por meio de formulários da web. A Akamai se destaca na detecção, com aprendizado de máquina que examina uma variedade de ataques baseados em aplicativos, recursos ante evasão e uma equipe de pesquisa de ameaças que chega às centenas. Por outro lado, as integrações com DevOps e ferramentas de verificação são mais limitadas, enquanto os recursos de relatório e investigação estão no mesmo nível, mas carecem da flexibilidade e variedade de visualizações que outros fornecedores oferecem.

CLOUDFLARE

Cloudflare posiciona seu WAF como a espinha dorsal de uma plataforma de segurança de aplicativos que também inclui proteção contra DDoS, gerenciamento de bot, um gateway de API e um novo Cloudflare Security Center para gerenciar todas as peças. A Cloudflare investiu em seu WAF e na plataforma geral de segurança de aplicativos nos últimos anos. A Cloudflare se destaca por sua comunidade de usuários on-line ativa e suas métricas de tempo de resposta associadas. A Cloudflare é a melhor escolha para quem prioriza a usabilidade e procura uma plataforma unificada de segurança de aplicativos.

Fale com um Especialista

A Tripla possui um time capacitado para auxiliar sua empresa a gerenciar os seus aplicativos com efetividade e com isso ajudar na elaboração de uma estratégia de segurança altamente eficaz ao seu negócio. Possuímos parceria com as principais soluções de gestão WAF do mercado. Fale com um especialista agora!