Já pensou em gerenciar seu parque de endpoints de forma unificada?

O software-defined datacenter alcançou novos níveis, onde XaaS (tudo como serviço) é uma realidade. Através de aplicações em nuvem é possível controlar e automatizar praticamente qualquer carga de trabalho dos ambientes tecnológicos atuais. Com a gestão de endpoint não seria diferente.

Já pensou em gerenciar seu parque de endpoints de forma unificada? infraestrutura-de-ti

Um grande passo à frente na jornada da transformação digital segura.

A VMware investiu pesado em aquisições e desenvolvimento de tecnologia, para chegar a um produto considerado estado da arte para gestão de endpoints. Com o Workspace ONE Unified Endpoint Management o controle de dispositivos móveis está 100% acessível e consolidado em apenas um console.

Os dispositivos podem ser adicionados ao gerenciamento unificado de forma simples e direta, podendo ser executado em poucos passos pelo administrador ou pelo próprio usuário, em casos de BYOD, sem prejuízos aos dados existentes no equipamento particular.

Tais dispositivos podem ser controlados por políticas pré-definidas pelo administrador, que podem incluir: apps obrigatórios e permitidos, criptografia de dispositivo e biometria, regras de Wi-Fi/Bluetooth, configurações de VPN, regras de correio eletrônico e mensageria, desktops virtuais, políticas de DLP (data loss prevention), acesso a drives virtuais na nuvem, regras para localização geográfica, entre outras…

Windows, MacOS, Android e iOS na mesma plataforma.

Tradicionais soluções de gestão de endpoint focam apenas em uma plataforma ou em um limitado número de sistemas operacionais. Com o Workspace ONE UEM esta barreira foi quebrada, sendo Windows 10, Android, MacOS, iOS, ChromeOS e Raspberry Pi homologados para operar 100% dentro da plataforma de gestão. Funções de segurança e controle em nível corporativo, até então nunca vistas para dispositivos Apple, por exemplo, estão presentes na plataforma de gestão unificada da VMware.

Sandbox é uma NECESSIDADE!

Você sabe o que é uma sandbox? Sandboxes são pequenas caixas herméticas que isolam ambientes.

No Workspace ONE UEM o conceito de sandbox foi expandido. Através do aplicativo Intelligent HUB, disponibilizado pelo console de gestão unificada, todos os aplicativos instalados e executados a partir do ambiente corporativo estão selados. O sistema operacional não acessa estes dados e aplicativos, bem como outros aplicativos também não. São ambientes 100% isolados coexistindo no mesmo aparelho.

A partir desta sandbox é possível, inclusive, definir o caminho por onde esses dados vão trafegar. Imagine que exista a necessidade de acessar um ERP ou CRM residentes no datacenter da empresa a partir do dispositivo móvel de um usuário. Neste caso a VPN (túnel seguro) que dá acesso ao ambiente interno da empresa (configurada no dispositivo), também passará a ser o gateway para toda comunicação de dados do aparelho.

Já imaginou, por necessidade de utilizar um sistema empresarial todo o tráfego de um celular como Whatsapp, Uber, Instagram, Facebook e etc for automaticamente roteado por dentro da empresa para a internet? Isso não é mais um problema!

O aplicativo Intelligent HUB, com a função de sandbox, configura um túnel criptografado por instância, ou seja, somente os aplicativos que forem necessários, dentro do HUB, irão trafegar por dentro dele. Todo o resto, incluindo outros aplicativos do sistema operacional, vai continuar trafegando normalmente como se a VPN não existisse. Segurança aprimorada e consumo adequado de dados.

Além de toda a tecnologia embarcada, a VMware ainda desenvolveu o Enterprise Wipe. Esta função permite que APENAS os dados do sandbox ou todos os dados do aparelho sejam limpos em caso de desligamento de funcionário, perda do aparelho ou BYOD. Segurança na medida certa, sem prejudicar o usuário final.

Marketplace na palma da mão ou ao clique do mouse.

Dentro do Intelligent HUB foi desenvolvida uma função própria de marketplace, onde o usuário final terá acesso aos mais diversos repositórios de documentos, grupos de aplicativos permitidos, grupos de aplicativos obrigatórios, aplicações corporativas virtualizadas e desktops virtuais.

Através do console de gerenciamento unificado o administrador pode controlar o marketplace e as políticas de uso de aplicativos de cada grupos de usuários e dispositivos.

Quais as principais vantagens do Workspace ONE UEM:

  • Pagamento mensal (contrato anual).
  • Licenciamento por dispositivo ou por usuário.
  • Três versões diferentes de licenciamento, com aumento progressivo de funcionalidades.
  • Aplicação nativa na nuvem, ou seja, inicialmente nada é instalado localmente.
  • Integração com o ambiente corporativo on premises.

Já pensou em gerenciar seu parque de endpoints de forma unificada? infraestrutura-de-ti  Mas VMware não era só virtualização?

Definitivamente não!

VMware nasceu na virtualização, porém hoje é uma das maiores empresas de software do mundo, com uma base de mais de 500k clientes ao redor do globo.

A VMware está pronta para enfrentar os desafios da TI moderna e auxiliar as empresas na jornada da transformação digital. Do ambiente on premisses, à nuvem. Do desenvolvimento local, ao DevOps. Da gestão de segurança, à gestão unificada da TI.

Já pensou em gerenciar seu parque de endpoints de forma unificada? infraestrutura-de-ti

Veja o último relatório do Gartner para Unified Endpoint Management e tire suas conclusões

Já pensou em gerenciar seu parque de endpoints de forma unificada? infraestrutura-de-ti

Aproveito para sugerir a leitura de outro material que escrevi em que abordo os conceitos de virtualização, hiperconvergência e software-defined datacenter. Em caso de dúvidas sobre o que foi explicado acima, deixe nos comentários que responderemos o quanto antes.

Até o próximo e #ConteComaGente