Home Office em tempos de coronavírus

A transição para o trabalho remoto tem movimentado ainda mais as inúmeras ferramentas disponíveis em Cloud, fundamentais para que esta modalidade dê certo. Graças a tecnologia nunca foi tão acessível trabalhar de casa e garantir a produtividade, segurança e colaboração.

Segundo dados da Microsoft, na China, desde 31 de janeiro, a companhia registrou um aumento de 500% nas reuniões, chamadas e conferências pelo Teams, além de um aumento de 200% no uso do Teams em dispositivos móveis. São 44 milhões de usuários diários ativos.

Entre os inúmeros desafios para que o home office funcione de fato, acredito que o gerenciamento remoto de pessoas seja somente um deles. Gerenciar softwares e fazer com que eles funcionem é outra missão. É preciso oferecer suporte para a equipe. A pandemia do coronavírus, de certa forma, acelera a adoção de ferramentas de colaboração e comunicação.

Indico aqui algumas das principais ferramentas da Microsoft para que o trabalho remoto possa ser executado de forma eficiente e segura. Confira:

Microsoft Teams

É uma plataforma unificada de comunicação e colaboração, do Office 365, que combina chats, videoconferências e armazenamento de arquivos. Com o Teams as equipes se mantem conectadas mesmo trabalhando separadas.

SharePoint Online

Com o Sharepoint as organizações podem, facilmente, disponibilizar para todos os usuários arquivos importantes do negócio com segurança e conformidade. Uma ferramenta Cloud, presente no Office 365, para compartilhamento de arquivos em sites de equipes ou em sites da intranet.

Windows Virtual Desktop

Produto do Microsoft Azure, o WVD é uma ferramenta usada como plataforma de VDI (Virtual Desktop Infrastructure). Disponibiliza Desktops virtuais Windows 10 compartilhados (multi-session) ou dedicados. As empresas podem rapidamente ativar Desktops virtuais seguros para seus colaboradores, conectado aos demais serviços. Tudo provisionado e pago conforme a necessidade.

Múltiplo fator de autenticação

Conhecido como MFA essa é uma das funcionalidades de segurança presentes nos produtos do Office 365. Permite que a sua organização tenha segurança ao disponibilizar seus dados aos profissionais em homeoffice garantindo que somente o próprio usuário faça o acesso a sua conta. Isso se da através de uma verificação em duas etapas.

Microsoft Intune

Com sua equipe trabalhando de casa, muitos deles vão utilizar seus próprios dispositivos para acessar os dados da empresa. O Intune ajuda a proteger seus dados. Com políticas de segurança de acesso assegura que mesmo os dispositivos BYOD (Traga seu próprio dispositivo) sejam gerenciados.

Azure Active Directory

Fundamental para que todos os itens listados acima funcionem perfeitamente. O Azure AD é capaz de sincronizar com seu diretório local, simplificando o gerenciamento das credenciais, além de prover um login único a todas suas aplicações.

É possível viabilizar colaboração remota com qualidade e efetividade

O Home Office, muito antes da pandemia do COVID-19 ocorrer, é uma tendência mundial. Diversos modelos de negócio utilizam dessa alternativa e por isso novas soluções são desenvolvidas. Isso melhora não somente os resultados de empresas que precisam que suas equipes trabalhem remotamente sem afetar sua operação, mas também a segurança das informações que podem transitar soluções desenvolvidas por fabricantes confiáveis.

E sua empresa, já utiliza alguma dessas soluções em seu ambiente? Para complementar sua busca por conhecimento, sugiro a leitura de um texto que fala sobre outra solução de comunicação que tem ajudado muitas empresas a passar por esse momento adverso: a Telefonia IP.

 

 

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