Dicas para aumentar sua eficiência nas compras de TI

Otimize, de forma simples, seu processo de compras de TI e tenha um melhor rendimento

Comprar infraestrutura de TI pode parecer simples e direto. Mas nem sempre é assim. Algumas variáveis podem influenciar nas cotações de alguns produtos. Não basta somente pedir uma cotação, ou pesquisar na internet. É preciso tornar esse processo ágil e eficaz e, existem algumas técnicas para isso. Entenda agora como tornar mais fluido seu processo de compras de TI.

Para comprar algum produto você pode ir até uma loja física, utilizar um e-commerce ou entrar em contato com uma revenda. Porém, no meio corporativo, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração:

Saiba onde comprar

Na maioria dos casos, o gestor de compras da empresa precisa cotar diversos produtos para diferentes áreas, em pouco tempo. Por esse motivo ir à loja física é inviável.  Fazer pesquisas em lojas de e-commerce e avaliar as condições oferecidas também exige tempo e nem sempre resolve a sua demanda.

No universo corporativo atual a entrega das demandas precisa ser cada vez mais rápida. Então, otimizar torna-se crucial. As revendas de TI oferecem uma solução atrativa já que assumem as tarefas que envolvem desde a cotação e negociação com os fabricantes até a entrega do produto. E, também, consultoria especializada sobre as soluções e as marcas.

Saiba como comparar cotações – pode não ser tão simples assim:

É normal os olhares se voltarem para as propostas com o menor preço, contudo, é preciso se atentar ao que está sendo oferecido por cada fornecedor, se a oferta atende a todas as necessidades do comprador ou setor solicitante. Principalmente quando a diferença entre os preços for significativa.

Confira 3 erros muito comuns ao analisar cotações:

  • Não verificar se os fabricantes ou marcas são os mesmos ou ao menos compatíveis;
  • Não comparar o escopo das propostas e as características dos produtos – é possível que uma proposta tenha equipamentos que não vão atender sua demanda.
  • Não se atentar a preços muito discrepantes. Um valor bem mais em conta que o outro pode representar uma diferença no escopo ou na qualidade e serviço que serão entregues. É importante definir critérios de avaliação para cada tipo de cotação.

3 excelentes critérios para uma tomada de decisão mais assertiva:

Para identificar qual a melhor opção de cotação, ou seja, aquela que entregará o que você necessita, indicamos definir entre estes três critérios a seguir, qual o mais importante no contexto de cada compra:

Preço

Geralmente escolhido em caso de compras de commodities ou quando marcas tem patamares de qualidade equivalentes e poucas especificidades são requeridas.

Marca/fabricante

Quando marca ou determinado requisito precisa acompanhar o produto. Outra situação muito comum, é a necessidade de compatibilidade com outros equipamentos ou infraestrutura já existentes na empresa.

Técnico

Independente da marca ou valor, precisa-se que o produto tenha uma característica ou solução técnica específica. Algumas vezes, marca/modelo não são substituíveis.

Dica extra: pratique!

É como diz o ditado, “a prática leva a perfeição.” Aproveite e utilize nosso checklist, criado para  ajudar na sua análise:

CHECKLIST

  1. Critérios – Perguntar ao solicitante da compra, quais os critérios mais importantes (preço, marca/fabricante ou técnico) e ordená-los por ordem de relevância;
  2. Marcas – Veja se os fabricantes ou marcas são os mesmos e/ou compatíveis.
  3. Escopo – Tenha certeza que as características dos produtos e escopo de todas as propostas são iguais.
  4. Entrega – Analise como o equipamento será entregue, em qual prazo e se há custo extra (frete, por exemplo).
  5. Pagamento – Analise as opções de pagamento, faturamento e qual desconto para pagamento à vista.
  6. Suporte – Entenda qual o tipo de suporte necessário para cada produto e se é oferecido pelo fabricante.

Executado o checklist, você terá em mãos a(s) proposta(s) campeã(s)! Isso lhe permitirá, saber de fato o que será adquirido e evitar aquelas surpresas desagradáveis.

Agora que você executou o checklist, você evitará surpresas desagradáveis e sua compra poderá seguir com a certeza que a melhor aquisição será feita para atender ao seu negócio!

 

Tem alguma cotação de infraestrutura de TI em andamento e deseja receber mais algumas orientações? Converse com um de nossos consultores:

 

 

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