5 dicas para evitar erros de segurança que o departamento de TI precisa que você saiba

Erros de segurança nem sempre são propositais. Aqui vão 5 dicas para tornar seu dia a dia mais seguro.

Estamos no Mês Nacional de Conscientização sobre Segurança Cibernética (NCSAM)! Por esse motivo, o tema deste post é erros de segurança cibernética que você não deve cometer no local de trabalho.

Aqui estão as nossas dicas para que você não complique o trabalho do departamento de informática e faça seu papel para ajudar a proteger sua empresa:

1 – Bloqueie seu computador

Muitos trabalhadores bloqueiam seus computadores quando se levantam de suas mesas. Mas ainda existem muitos outros que não se preocupam com essa prática.

Lembre-se de bloquear o seu computador!

Sua tela é apenas para você, então, se você não está olhando, outra pessoa também não deve estar. Ninguém, além de você, deve usar suas credenciais de autenticação, mesmo para fazer uma piada amigável entre colegas. Um funcionário mal intensionado que apenas deseja obter as informações confidenciais às quais você tem acesso pode estar próximo.

Bloqueando a máquina no Windows

Basta pressionar CTRL + ALT + DEL e selecionar bloquear. Ou então através do atalho ⊞ + L (a tecla de sinalizador que é o logotipo do Windows).

Bloqueando a máquina no Mac

Basta pressionar CTRL + ⌘ + Q (a tecla de quatro folhas que também é chamada de “comando”). Também é possível bloquear pressionando brevemente o botão liga / desliga.

2 – As paredes tem ouvidos

O ditado “as paredes têm ouvidos” foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para alertar sobre os perigos do inimigo ouvindo nossas conversas. Isso também pode ser aplicado à segurança cibernética.

É fácil acidentalmente filtrar informações enviando documentos para o endereço errado, dizendo algo errado no lugar errado, extraviando documentos importantes ou deixando uma sala de reuniões sem apagar quadros brancos.

É por isso que você deve verificar novamente todos os e-mails, mensagens instantâneas ou SMS enviados para garantir que o destinatário assim como a mensagem, estejam corretos.

Quando você fala sobre tópicos confidenciais, verifique se as pessoas podem estar ouvindo a conversa. Apague o quadro quando sair de uma reunião. Além de ser um gesto de cortesia para os seguintes usuários, é uma medida preventiva para manter informações confidenciais à vista.

3 – Salve com frequência

Não podemos proteger as coisas que você não salvou. Salvar seu trabalho com frequência, e no lugar certo (como nas unidades de rede), garante que seus dados sejam seguros, por exemplo, no caso de seu laptop ser roubado. Nós nos preocupamos com a criptografia do seu laptop para que, se acabar nas mãos erradas, ninguém tenha acesso às suas informações, mas não podemos recuperar seus dados se você não os guardou em um lugar seguro.

4 – Separar o profissional do pessoal

Se você usa e-mail pessoal, WhatsApp ou qualquer coisa além do alcance do departamento de informática para o trabalho, não podemos protegê-lo e você será responsável pelas consequências se algo der errado.

Se você usa seu computador, e-mail ou telefone de trabalho para uso pessoal, seja eBay, PayPal, fotos ou qualquer outra coisa, não estará lá se você deixar o trabalho, porque a primeira coisa que o pessoal de TI fará é apagar todos os seus dispositivos e negar o acesso para os sistemas.

E embora lhe asseguremos que a maioria dos analistas de TI são pessoas boas e honestas, isso não impede algumas pessoas possam aproveitar e tirar proveito de qualquer informação que você deixou.

5 – Informe qualquer suspeita

Se você tiver que denunciar algo ao departamento de informática, inspecione-se para não resumir o problema ou tentar modificá-lo. Queremos saber tudo. Algo pequeno e insignificante pode mudar drasticamente os passos que devemos tomar.

Queremos saber literalmente tudo o que você se lembra antes e depois do incidente para ter uma visão melhor do que aconteceu. Estamos juntos nisso.

Conclusão

A segurança de nossos dados vai muito além de softwares sofisticados que podem barrar ameaças que ainda não são conhecidas. As boas práticas, assim como os softwares, são fundamentais para que esses dados estejam seguros.

Gostaríamos de sugerir a leitura do post “O que é Firewall-UTM?“. Nele damos uma visão geral sobre essa ferramenta e os benefícios que ela traz para seu negócio. Juntando as boas dicas que passamos e esse excelente produto, a segurança de seus dados é certa!

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

5 dicas para evitar erros de segurança que o departamento de TI precisa que você saiba
  • Por favor avalie nosso post
5

Resumo

Grandes invasões se iniciam com pequenos erros de segurança. Saiba agora 5 práticas que são fundamentais para tornar os dados de sua empresa mais seguros.

Sending
User Review
4 (4 votes)