Telefonia IP: vale a pena? Conheça 6 vantagens para sua empresa.

A Telefonia IP está em evidência atualmente, que inclusive, já esteve em discussão ou já são utilizadas por grande parte das empresas de pequeno porte até as grandes corporações de todo o mundo. Estima-se que, em até 2021 a tecnologia VoIP (Voice Over IP) chegue a 3 bilhões de usuários em todo mundo.

O VoIP é um protocolo que permite transmitir a voz pela rede de computadores. Ele está presente em diversos aplicativos do nosso cotidiano e nas empresas através de aplicativos como Skype, Teams, Zoom, Facebook e o Whatsapp. Outra forma de utilização é em PABX que auxiliam muitas empresas na redução de custos, personalização a telefonia em sua empresa e muito mais.

Veja abaixo algumas curiosidades e vantagens sobre a Telefonia IP:

1 – Redução de custos

Existe a possibilidade de identificar a rota de saída de menores custos e se conectar com diversas operadoras, já que estão com preços elevados. De acordo com pesquisas, em relação à telefonia tradicional a economia pode chegar em até 80%.

2 – Mobilidade

A telefonia IP, através do VoIP, permite que a utilização de apenas uma conexão com a internet você se conecte aos PABX de qualquer lugar do mundo, como também com operadoras VoIP de qualquer lugar do mundo encurtando as distâncias, sendo possível a utilização do mesmo ramal da empresa, nos notebooks e celulares dos colaboradores.

3 – Integrações

As centrais telefônicas IP podem conversar com vários outros sistemas de suas empresas, permitindo integração a personalização da experiência do seu funcionário e cliente ao utilizarem os telefones, como CRM, gerenciador de vendas, e até mesmo integrações mais complexas com gatilhos de funções que podem ser desenvolvidas.

4 – Comunicações com outros PABX IP

Utilizando da tecnologia do PABX IP é possível criar uma comunicação qualquer sendo que outro utilize a mesma tecnologia, tornando assim a comunicação entre eles a custo 0 apenas utilizando a internet das duas localidades. Esta funcionalidade é indispensável quando se tem mais de uma unidade de sua empresa.

5 – Funcionalidades ampliadas

Quase todas as funcionalidades de um PABX convencional estão presentes também na telefonia IP. Algumas com melhorias bem interessantes, como, por exemplo: a Caixa Postal que pode receber a ligação e enviar o áudio para um e-mail correspondente ao ramal em questão. Além desse exemplo, temos as distribuições automáticas de chamadas através de filas, gravação das ligações, siga-me e muito mais.

6 – Flexibilidade

Qualquer pessoa que queira desenvolver um PABX IP consegue fazê-lo. Hoje, existem soluções de códigos abertos que funcionam extraordinariamente bem, sendo necessário o aprendizado da ferramenta, habilidades com desenvolvimento de software e conhecimentos de rede e sistemas operacionais. Um projeto de PABX IP consegue com a mesma solução entregar soluções para escritórios pequenos, assim como: ambientes corporativos complexos, sendo assim, a única alteração a infraestrutura disponibilizada.

Venha conhecer mais de telefonia IP ou soluções de comunicação corporativa que utilizem VOIP com os especialistas da Tripla!