Um entendimento sobre a Proteção de Dados na Nuvem

Uma estratégia de proteção de dados na nuvem correta deve ser aderente à complexidade dos negócios em TI. Os sistemas devem prover resiliência, elasticidade e disponibilidade para manter e atender à evolução das empresas, acompanhando assim o valor das próprias informações em constante crescimento.

Muitos executivos de TI se mostraram preocupados em uma recente pesquisa, sobre como identificar soluções de proteção de dados eficientes e com custos reconhecidos que venham atender às necessidades específicas de sua empresa.

Nessa pesquisa feita com mais de 250 executivos de TI os resultados foram os seguintes

Continuidade dos negócios é a maior preocupação

Suas medidas de proteção devem garantir minimamente a continuidade dos negócios no caso de uma violação ou falha de dados e também ter capacidade de recuperação rápida e fácil dos dados. Somente 64% dos administradores de TI mostraram confiança no seu próprio PCN (Plano de Continuidade dos Negócios). Essa é a maior preocupação dos responsáveis pela continuidade

Tempo de inatividade – custo impressionante!

Em segundo lugar vem a necessidade de reduzir o tempo de inatividade. O custo médio de do tempo de inatividade de TI é de $ 5.600 dólares por minuto, com a média por hora variando de $ 140.000 a $ 540.000, segundo a Gartner Inc.

Esses valores realmente são alarmantes, principalmente porque cada vez mais empresas tem migrado suas soluções para a nuvem. Dos entrevistados, acima de 50% deles tem na nuvem aproximadamente 25% de suas cargas de trabalho – algo que soa inteligente para a maioria, ainda que envolva riscos para a proteção dos dados. Vale lembrar que a responsabilidade dos seus dados é do cliente e não do provedor.

Alcançando equilíbrio – negócios versus armazenamento

Muitos dos líderes em TI continuam passando por problemas básicos com proteção de dados. Os altos custos para manter e expandir suas soluções de armazenamento existentes, juntamente com a proteção de dados nos ambientes híbridos ainda são o principal desafio.

Cada vez mais novos workloads vem surgindo e trazendo dúvidas sob qual a melhor forma de proteger e armazenar as informações dessas novas cargas. Apesar de existirem soluções disponíveis para cada uma delas, ou melhor, de se encontrar algum tipo disponível, saber gerenciar e manter os sistemas, contratos e as políticas separadamente não é nada fácil, além de caro.

Para finalizar, deve-se considerar uma grande variação de fatores que movem uma empresa e seus colaboradores na estratégia de criação de uma política de proteção de dados de sucesso. A utilização de uma abordagem abrangente à proteção de dados é o que vai trazer a confiança necessária para sua empresa. Ela deve possuir integração com as várias plataformas de mercado, capacidade de gerenciamento, proteger e visualizar de forma eficaz todos os tipos de workloads, sejam eles tradicionais, na nuvem, virtuais, com grande volume de dados e também com software livre.

A Tripla e sua equipe te ajuda a encontrar a continuidade dos negócios, com os SLAs corretos para alcançar o equilíbrio que sua empresa precisa. Fale com um de nossos consultores.

 

 

Referência: Veritas

 

 

Por favor, nos diga o que achou do conteúdo
5
Sending
User Review
0 (0 votes)