Por que sua empresa precisa investir em antiramsonware urgente?

Uma ameaça relativamente nova que chegou ao todo do ranking de ameaças em pouco tempo. Entenda por que sua empresa precisa investir em antiramsonware urgente?

Você ainda pode estar se questionando. Por que sua empresa precisa investir em antiramsonware “para ontem”?

Céticos argumentam que empresas de antivírus criam terror para vender produtos, mas isso não é verdade. Essa análise é idêntica a pais que não dão vacinas a crianças para não “dar dinheiro a capitalistas”. É falsa. E perigosa.

O ransomware é uma praga digital relativamente nova, mas rapidamente chegou ao topo do ranking de perdas e destruição no mundo conectado. O ransomware não causa perdas a longo prazo – ele exige dinheiro no ato.

Mas pode ser que você ainda esteja resistente – então lhe daremos cinco boas razões para investir imediatamente em tecnologias que possam prevenir e remediar esse tipo de malware.

1. Alvos randômicos

A verdade é que notícias podem nos levar a interpretações romantizadas do mundo. Lemos todos os dias sobre grandes empresas sendo alvos de ransomwares e tendo de pagar milhões para liberar seus dados.

Isso pode criar a falsa impressão de que apenas gigantes são atacados por esse tipo de praga. A verdade não poderia ser mais diferente disso.

O ransomware é criado por hackers que visam o lucro imediato. Eles negociam valores de resgate e exigem pagamentos em Bitcoins para reverter a ação desse malware. Para eles, tanto faz ganhar US$ 10 milhões de uma única empresa, negociando por dias, ou receber alguns milhares de centenas de empresas em segundos.

Qualquer um é um alvo rentável. Mesmo você, em casa, pode sofrer um ataque. E a verdade é que pequenas empresas e pessoas físicas pagam esse tipo de resgate com maior rapidez.

2. Custo amigável

O antiransomware não é um pacote milionário e exige investimentos que com certeza são muito menores que os possíveis prejuízos com ataques. Se você já possui um bom antivírus corporativo, por exemplo, muitas vezes é uma mera questão de rever as configurações de algumas licenças.

Caso não possua uma boa defesa hoje, além do antiransomware é bom avaliar a possibilidade de um sistema mais completo.

3. Aceleração

Ao contrário de outras “modas” entre hackers, os ataques por ransomwares só têm crescido. A razão é muito simples: dá dinheiro. Criminosos virtuais acharam um filão que proporciona ganhos rápidos sem muito trabalho – principalmente porque a maioria das empresas ainda possui deficiências para defender-se desse tipo de ameaça.

4. Melhoria generalizada

O antiransomware realiza algumas tarefas de análise, backup, rastreamento e avaliação de vulnerabilidades que acabam por tornar seus sistemas mais seguros e eficientes de um modo geral.

É como uma ação ostensiva da polícia em um bairro residencial. Com o tempo, não apenas crimes são evitados, mas as próprias pessoas desenvolvem hábitos que os evitam com maior facilidade e criam melhor relacionamento.

O mesmo acontece com o antiransomware. Seu uso cria hábitos melhores em usuários e colaboradores e reforça a segurança em outras instâncias relacionadas à acessabilidade a dados e informações.

5. Suporte

Programs de antiransomware geralmente oferecem, por parte dos fabricantes, um excelente suporte. Mesmo no caso de ataques por ransomwares desconhecidos, você geralmente contará com linhas de assistência e plantões que colocarão os melhores técnicos à sua disposição.

E, quando se trata de uma ameaça virtual relativamente nova e destrutiva como o ransomware, o aconselhamento de profissionais gabaritados vale mais do que qualquer investimento que você possa fazer num software desse tipo.

Criptoataques são comuns e não adianta chorar depois.

Ataques que sequestram dados e criptografam sua maquina são cada vez mais comuns, no interior de minas gerais, várias pequenas prefeituras tem sofrido com ataques ransom, o que fazer? Geralmente empresas que não investem em segurança, também não investem em backup, quando se perde todos os dados, o que pode ser feito? Eu digo, o melhor é não deixar pra depois, tome suas atitudes agora, crie processos de segurança, estimule a evolução do ambiente tecnológico, estabeleça metas e crie métricas, avance, implemente processos e ferramentas no seu ambiente de TI, porque assim os impactos indesejados serão melhores.

Ninguém esta 100% seguro, mas, por que não ficar o mais seguro possível? Ferramentas como os antiexploits, chamado de antiransomware aqui, são boas opções, mas não fazem milagres, se tratando de segurança da informação, processo é tudo! Se não prevenir, pode ser que não consiga remediar, ai será tarde demais.

Por que sua empresa precisa investir em antiramsonware urgente? seguranca-da-informacao

Mas se depois desses cinco motivos você ainda quiser arriscar, é melhor manter um bom saldo “para o ladrão” em seu wallet de Bitcoins.

 

Gostaríamos de sugerir a leitura do post “Para que serve um Endpoint Protection?“. Além de antiransomware, o Endpoint Protection compila uma série de soluções para proteger sua empresa.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Network World