PenTest e Scan de Vulnerabilidade: duas maneiras diferentes de testar vulnerabilidades em seus sistemas

Os serviços de Pentest e Scan de Vulnerabilidade costumam ser confundidos com o mesmo serviço, sendo comum empresas comprarem um quando realmente precisam do outro.

Uma varredura de vulnerabilidade é um teste automatizado de alto nível que procura e relata vulnerabilidades potenciais. Um teste de penetração é um exame prático detalhado realizado por uma pessoa real que tenta detectar e explorar os pontos fracos do seu sistema.

O que é Varredura de Vulnerabilidades ou Vulnerability Scanning?

A varredura de vulnerabilidades avalia aplicações, sistemas e redes em busca de pontos fracos de segurança, também conhecidos como vulnerabilidades. Essas varreduras são normalmente automatizadas e fornecem uma visão inicial do que pode ser explorado.

Varreduras de vulnerabilidade de alta qualidade podem pesquisar mais de 50.000 vulnerabilidades e são necessárias de acordo com os mandatos PCI DSS, FFIEC e GLBA. Podem ser instigadas manualmente ou executadas de forma programada regularmente.

As varreduras de vulnerabilidade são uma abordagem passiva para o gerenciamento de vulnerabilidade, porque não vão além de relatar as vulnerabilidades detectadas. Depende do proprietário da empresa ou de sua equipe de TI corrigir os pontos fracos com base em prioridades ou confirmar se uma vulnerabilidade descoberta é um falso positivo e, em seguida, executar a varredura novamente.

Após a conclusão de uma varredura de vulnerabilidade, um relatório detalhado é criado. Normalmente, essas varreduras geram uma lista extensa de vulnerabilidades encontradas e referências para pesquisas futuras sobre a vulnerabilidade. Alguns até oferecem instruções sobre como resolver o problema.

O relatório identifica pontos fracos em potencial, mas às vezes inclui falsos positivos. Um falso positivo é quando uma varredura identifica uma ameaça que não é real. Peneirar as vulnerabilidades relatadas e certificar-se de que são reais e não falsos positivos pode ser uma tarefa árdua, mas deve ser executada. Felizmente, um bom scanner classifica as vulnerabilidades em grupos de risco (normalmente alto, médio ou baixo) e geralmente atribui uma “pontuação” a uma vulnerabilidade para que você possa priorizar seus esforços de pesquisa em itens descobertos, começando com aqueles de maior risco potencial.

O que é Pen Test?

Um Pen Test simula um hacker tentando entrar em um sistema de negócios por meio de pesquisa prática e exploração de vulnerabilidades.

Analistas reais, muitas vezes chamados de hackers éticos, procuram vulnerabilidades e tentam provar que podem ser exploradas. Usando métodos como quebra de senha, estouro de buffer e injeção de SQL, eles tentam comprometer e extrair dados de uma rede de uma maneira não prejudicial.

Os testes de penetração são uma abordagem extremamente detalhada e eficaz para localizar e corrigir vulnerabilidades em aplicativos de software e redes.

Diferença entre PenTest e Scan de Vulnerabilidade

Agora que explicamos o que é pentest e o que é scan de vulnerabilidade, vamos tentar exemplificar com uma analogia do mundo médico.

Quando algo está errado dentro do seu corpo, você pode fazer um raio-X ou um exame de sangue para ajudar a diagnosticar o problema. A imagem produzida por uma máquina de raio-X pode detectar uma quebra na estrutura óssea e o exame de sangue anomalias mais comuns, mas não será capaz de detectar algum problema menos evidente. Se você realmente deseja descobrir em detalhes o que pode estar acontecendo em seu corpo ou possíveis doenças não detectadas, você precisa fazer outros exames mais complexos e principalmente análise realizada por especialistas (histórico médico, familiar, etc).

Por causa desse nível de detalhe, o pentest costuma ser um requisito em muitos padrões de segurança (PCI DSS, HIPAA, FedRAMP, SOC 2 Tipo 2, etc).

O principal aspecto que diferencia o pentest do scan de vulnerabilidade é o elemento humano. Não existe um teste de penetração automatizado. Todos os testes de penetração são conduzidos por seres humanos, profissionais muito experientes.

Por esse motivo, o custo do pentest é muito superior ao scan de vulnerabilidade, fazendo com que muitas empresas comprem gato por lebre.

Qual é melhor? Um Scan de Vulnerabilidade ou Pentest?

A resposta é simples, depende do seu objetivo 😊.

Ambos os testes funcionam juntos para estimular a segurança ideal da rede e dos aplicativos. Varreduras de vulnerabilidade são ótimas avaliações semanais, mensais ou trimestrais sobre a segurança de sua rede (o raio X rápido), enquanto os testes de penetração são uma maneira muito completa de examinar profundamente a segurança de sua rede (a ressonância magnética periódica detalhada).

Importante ressaltar para finalizar, como o pentest o fator humano é o principal ativo, contrate empresas de sua confiança e confirme os entregáveis e a metodologia realizada nos testes para garantir que está levando e principalmente pagando o que contratou.