O que é um Sistema de Gestão?

Os procedimentos de gestão de uma empresa precisam se atentar a dois pontos gerais.

O primeiro deles é ser o mais eficiente possível, e o segundo é ter o menor custo necessário para a empresa.  De modo que a administração de processos, produtos e clientes da empresa seja a mais eficaz possível.

E para atingir esses objetivos, qualquer organização precisará adotar soluções ligadas à automação de processos de gestão em algum momento de suas operações. E é aqui que entra a necessidade do uso de um sistema de gestão.

Continue lendo para entender mais sobre essa solução tão importante para o crescimento e eficiência do seu negócio.

O que é e para que serve um sistema de gestão?

Pagar contas, gerar calendários de presença de funcionários, organizar tarefas para melhorar produtividade, são, por exemplo, processos recorrentes em uma empresa.

Facilitar e agilizar a execução desses processos, até mesmo tornando-os automatizados, sempre foi de grande interesse para empresários. E hoje, isso é possível graças ao uso de um sistema de gestão!

Esse sistema de gestão  é um software cuja função é administrar e automatizar processos de uma empresa. Especialmente os processos que demandam um padrão de execução ou que sejam mais burocráticos e meticulosos de se fazer.

Quais as vantagens de um sistema de gestão?

Adotar um sistema de gestão para sua empresa garante alguns benefícios e vantagens muito interessantes para o negócio como:

  • Melhor organização da empresa e seus setores;
  • Redução de custos operacionais, recursos e de desperdícios na empresa;
  • Ganho de produtividade em escala, o que aumenta nas vendas e no lucro que a empresa pode alcançar;
  • Melhor gestão de recursos financeiros;
  • Economia de tempo através da automatização de processos;
  • Permite análise aprofundada de resultados através de relatórios e apresentação de dados;
  • Planejamentos de melhorias nos processos da empresa de modo mais eficaz e assertivo.

Conhecendo as opções de sistemas disponíveis no mercado

Antes de escolher um sistema de gestão para sua empresa, é preciso que saiba como diferenciar entre os tipos de sistema existentes para escolher o mais adequado.

Atualmente, há três opções de sistemas de gestão no mercado. São elas a ERP, CRM e os sistemas de gestão vertical.

Um sistema ERP (Enterprise Resourcing Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa) é o mais  convencional dos sistemas de gestão, sendo um software dedicado para a gestão de dados e processos.  Em especial os dados fiscais, financeiros e contábeis.

O sistema de gestão CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é usado para armazenar e proteger as informações coletadas dos consumidores da empresa. Mais do que isso, também pode ser utilizado para identificar oportunidades de venda,  organizar as gestão do cliente (contatos, retorno de propostas, produtos adquiridos, etc) e, também, gerenciar metas de venda.

Já os sistemas verticais são voltados para atividades específicas e que são desenvolvidos sob medida para empresas como salões de beleza, hotéis, bares, etc…

Porque sua empresa precisa de um sistema de gestão

Gerir processos, administrar o consumo de recursos e demais atividades em uma empresa em expansão sem um sistema de gestão sairá muito caro e trabalhoso, ou será praticamente impossível de se fazer com eficiência.

Não há uma razão para não adotar um sistema assim. Já que basta escolher uma das opções que mais se adequa ao negócio e realizar os procedimentos para sua instalação.

Usufruindo de todas suas vantagens e benefícios, possibilitando um crescimento mais coordenado, consistente e saudável para a empresa!

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário abaixo com suas percepções.

Até a próxima.

 

 

O que é um Sistema de Gestão?
  • Por favor avalie nosso post.
5
Sending
User Review
0 (0 votes)

Comments