O que é licença de Software e qual sua importância?

Alguma vez você já baixou um software na internet de forma pirata e, passado algum tempo o mesmo (ele parou de funcionar) bloqueou por falta de uma tal licença? E por conta disso você ficou chateado e achando que essa licença é só um meio para empresas faturarem mais?

Bom, se você já passou pelo caso acima você está parcialmente certo. De fato, as licenças de software são pagas e as empresas faturam sobre essa licença.

Agora, justiça seja feita. Só acha inútil um licenciamento para esses programas quem ainda não sabe o que é licença de software e sua importância.

Saiba mais sobre esse tema que vamos abordar nas próximas linhas deste conteúdo.

Acompanhe.

O que é licença de software

Antes de sabermos a importância do licenciamento de programas, vamos primeiro entender o que é licença de software.

Algo que não é nada misterioso, mas que precisa ser entendido completamente devido a sua importância.

A licença de software é um documento – geralmente digital – para garantir o direito de acesso, execução e modificação de um programa.

É por meio deste documento que as empresas desenvolvedoras de softwares conseguem manter um limite para uso dos seus projetos. Também podem delimitar o tipo de dispositivos onde seus softwares podem ser reproduzidos.

Ela também protege a empresa legalmente, com mecanismos que podem ser usados para punir fraudadores e violações dos termos da licença.

Como as licenças de software são definidas

Agora que sabemos o que é uma licença de software, podemos avançar para o próximo passo, que é conhecer mais sobre as definições de licenças de software existentes atualmente.

Existe uma boa quantidade deles, mas para o momento vamos aprender alguns dos mais importantes e utilizados pelo mercado.

Licença de Software Open Source

A licença Open Source (ou de código aberto) de software é muito utilizada por ser bastante competitiva no mercado.

Softwares que usam esse modelo geralmente não implicam taxas atreladas ao seu licenciamento. O que significa que uma empresa não terá de pagar pelo desenvolvimento do software, mas que poderá ter de arcar com taxas de manutenção por hospedagem.

Os clientes e donos das licenças Open Source podem personalizar o software e modificar seu código como bem entenderem. Desde que mantenham-se fiéis às restrições estabelecidas pela desenvolvedora.

Software Proprietário

Um software proprietário difere-se de um software Open Source por um fator muito simples.

Os direitos de modificação, personalização e modificações nos códigos desses softwares são exclusivos do produtor do mesmo. Ele é desenvolvido pela empresa e então distribuído comercialmente pronto, restando apenas ao cliente a função de utilizá-lo.

Sem o direito de alterar o software.

Software não licenciado

Esse tipo, nada mais é que um programa pirateado,  cujo uso não está devidamente licenciado pela empresa desenvolvedora.

Qual a importância de um licenciamento de software

Alguns usuários residenciais e empresas acreditam, mesmo hoje, que a diferença entre um software licenciado e um pirata está apenas no fato de que o pirata é gratuito.

E isso é um grande erro.

Utilizar um software licenciado é importante pois o usuário está garantindo que possíveis falhas e vulnerabilidades serão atualizadas. Isso sem falar que ter uma licença adquirida para um software permite cobrar da empresa desenvolvedora o suporte adequado para o software sempre que necessário.

Além disso, se está usando um software para sua empresa, ter a sua licença é indispensável para evitar infrações que podem ser consideradas como crime.

Se você ficou com qualquer dúvida acerca desse assunto, não hesite! Deixe um comentário ou entre em contato conosco que nosso time técnico está pronto te auxiliar.

Nunca se esqueça do nosso lema!

#ConteComAGente

Até a próxima.

 

 

O que é licença de Software e qual sua importância?
  • Por favor avalie nosso post.
5
Sending
User Review
4 (1 vote)