Entenda melhor o que é adware. Uma forma de publicidade que se tornou uma ameaça digital.

Você provavelmente já ouviu falar nele, mas talvez não saiba direito o que é adware. O adware, como o nome sugere em inglês, está ligado à veiculação de propaganda.

O que ocorre é que tais propagandas são indesejáveis e, em alguns casos, podem inclusive causar danos ao sistema e a computadores.

O que é adware? seguranca-da-informacao

Em termos simples, o adware é um script ou programa que, quando executado, passa a exibir de forma contínua, anúncios e publicidade em seu computador. Ele pode ou não ser uma infecção, mas causa problemas de um jeito ou de outro.

Legal ou ilegal?

É difícil responder a essa pergunta. Os adware podem, por incrível que pareça, ser legais juridicamente. Algumas empresas que oferecem softwares gratuitos os utilizam de forma legítima. A diferença é que, nesses casos, o usuário pode optar ou não pela instalação do adware.

Claro, a instalação muitas vezes acaba ocorrendo, porque os softwares “escondem” ou “disfarçam” as caixas e boxes nos quais o usuário aceita a instalação dos scripts que geram as propagandas.

Isso faz com que muitos classifiquem adwares, mesmo aqueles legais, como cavalos de Troia ou trojans. Isso porque eles parecem ser algo que de fato não são.

Como são combatidos?

Parte do combate aos adware pode ser realizado mesmo sem sistemas de endpoint protection: compreende a educação do usuário. Equipes de TI investem massivamente em treinamentos e capacitações para ensinar usuários de baixo nível a identificar essas ameaças.

Contudo, em termos empresariais, sistemas de endpoint protection são uma alternativa que ajuda tanto na prevenção e educação como na neutralização e combate desses inconvenientes.

Variações mais perigosas

Apesar de muitos adwares não representarem uma grande ameaça, alguns deles funcionam como spywares. Eles coletam dados e informações de navegação e utilização do usuário, exibindo anúncios “customizados” de acordo.

Apesar de não comprometer sistemas de forma definitiva, os anúncios dificultam o uso das máquinas. Além disso, a “nuvem” de propaganda também compromete o desempenho de computadores e redes, pelo excesso de requisições que é gerado.

O scareware

O chamado scareware, que se tornou popular a partir da década de 2000, usa uma tática maliciosa para se propagar. Ao instalar o adware, o usuário é levado ao pânico. As propagandas e anúncios o levam a crer que seu computador esteja infectado por dezenas de vírus.

Nesse momento, o adware sugere a instalação de novos programas de “antivírus” para combater as supostas ameaças. Ao instalá-las, o usuário passa a sofrer com toda a sorte de vírus, system monitors, keyloggers e malwares de diversos tipos. A tendência é que sua máquina se torne um apinhado de malwares de diferentes tipos.

Programas de endpoint protection ou antivírus pagos e suites podem ser, a partir desse momento, a única opção viável. Apesar de geralmente constituirem uma ameaça menor ou média, alguns adwares são dificílimos de remover.

 

Agora que você já entendeu o que é um vírus de computador, sugerimos a leitura do post “Existe Endpoint Protection grátis?”.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Wikiwand

Pt Computador

Kaspersky

 

 

O que é adware?
  • Por favor avalie nosso post
5

Resumo

Entenda melhor o que é adware, suas variações, como ele pode ser combatido e por que essa ameaça digital pode ser considerada perigosa para sua empresa.

Sending
User Review
1 (1 vote)