Google anuncia o fim do Google+

Na última semana, o Google anunciou o encerramento de sua rede social, o Google+. Fato é que para além da rede social não ter caído nas graças do público, um problema relacionado à segurança de dados foi descoberto.

O problema de segurança citado acima se trata de uma falha em uma das APIs do Google+, a qual permitia o acesso a dados de terceiros (amigos de seus contatos) sem a devida autorização dos mesmos. Tal falha é parecida com aquela que levou Mark Zuckerberg a depor no Congresso Americano.

No início de 2018, a empresa iniciou um projeto, chamado Project Strobe, que se trata de uma força-tarefa para revisar e melhorar suas APIs e demais pontos de acesso de desenvolvedores de terceiros. Isso foi feito para todos seus produtos, incluindo a linha Android.

Além de apontar a falha de segurança, o projeto foi capaz também de confirmar a baixa taxa de engajamento do Google+. A boa notícia para as empresas é que a ferramenta não será descontinuada para o público enterprise, visto que várias organizações utilizam o Google+ para comunicação interna.

O Google afirmou em seu blog que não mantém os registros de acesso às APIs, mas diz não haver qualquer evidência de que a falha tenha sido explorada antes de ser descoberta pelos seus engenheiros.

Apesar de haver controvérsias quanto a declaração acima feita pela empresa, podemos tirar uma lição importantíssima. A segurança de dados realmente é um assunto alarmante que precisa ser levado a sério.

Se empresas grandes como HBO (no famoso caso do vazamento dos episódios da série Game Of Thrones) e a própria Google (encerrando as atividades de sua rede social Google+ após tal incidente), que investem milhões na segurança de suas informações e processos, passam esses por problemas, é possível concluir que todas as empresas precisam cada vez mais investir na proteção e segurança da informação.

Saiba mais sobre segurança de dados

Se você se interessou pelo assunto segurança, temos uma excelente notícia! Clique aqui e baixa gratuitamente nosso e-book de segurança da informação. Saiba o que você precisa para começar a aplicar segurança de dados em sua empresa sem pagar nada por isso.

 

 

Google anuncia o fim do Google+
  • Por favor avalie nosso post.
5