Como a governança de TI pode ajudar a sua empresa a crescer

Muitas empresas buscam formas de otimizar seus processos e tornar sua operação mais rentável. Entenda como a Governança de TI pode te ajudar.

O termo Governança de TI é, no momento, provavelmente familiar apenas para aqueles que trabalham em grandes organizações, ou estão em contato com elas. Contudo, essa é uma área importantíssima da governança corporativa que atua como uma ponte entre o negócio e a área de TI.

Essa ponte garante que os resultados a longo prazo possam ser vinculados a decisões individuais e responsabilidades atribuídas.

Vamos entender melhor?

O que é a governança de TI?

Para iniciar precisamos explicar o conceito desse termo e o porquê de sua criação. A necessidade de práticas formais de governança corporativa e de TI em todas as organizações se tornou algo estratégico dentro das empresas. Resultado este decorrente de diversos casos de fraude corporativa.

Essencialmente, a governança de TI fornece uma estrutura para alinhar a estratégia de tecnologia da informação com a estratégia de negócios.

Ao seguir um plano formal, as organizações podem produzir resultados mensuráveis para alcançar suas estratégias e objetivos. Um programa bem montado também leva em consideração os interesses de todas as partes, como as necessidades dos funcionários e os seus processos a serem seguidos.

No quadro geral, a governança de TI é parte integrante da governança geral da empresa.

Por que as organizações implementam governança de TI?

Atualmente, as organizações estão sujeitas a muitos regulamentos e políticas que regem a proteção de informações confidenciais, responsabilidade financeira, retenção de dados, recuperação de desastres, entre outros.

Para garantir que estes requisitos sejam atendidos, as organizações implementam um programa formal de governança de TI, o que fornece um quadro de melhores práticas e controles.

Que tipo de organização usa a governança de TI?

Organizações do setor público e privado precisam garantir de alguma maneira que suas funções de TI suportem suas estratégias e objetivos de negócios.

Dessa forma a governança de TI deve estar no radar de qualquer organização em qualquer setor que precise cumprir os regulamentos relacionados à responsabilidade financeira e tecnológica.

No entanto, implementar um programa abrangente de governança de TI exige muito tempo e esforço, que deve ser gerado de acordo com o tamanho e complexidade do negócio.

A governança de TI é fundamental para qualquer empresa, seja ela uma grande organização ou um pequeno negócio. O que muda é a forma como ela será aplicada, visto que negócios menores necessitam somente de algumas de suas metodologias, enquanto as organizações de médio a grande porte devem contar com um programa de governança de TI mais robusto.

As Áreas da Governança de TI

Elencamos cinco principais áreas – ou responsabilidades – que a TI adquire ao atuar com foco em Governança de TI.

1. Alinhamento estratégico

A primeira e mais essencial para a execução de uma Governança de TI é o alinhamento estratégico dos objetivos institucionais e de negócio da empresa com os processos de tecnologia da informação.

Através de ações e políticas que assegurem a execução dos processos da empresa de forma consensual.

2. Mensuração de desempenho

A mensuração de desempenho analisa como a TI rastreia e monitora a estratégia de implementação, como o sucesso de um projeto é determinado, o uso de recursos, desempenho do processo e entrega de serviços.

Assim, podemos citar como as principais formas de viabilizar a mensuração do desempenho da Governança de TI a verificação da satisfação do cliente, gerenciamento de nível de serviço, gestão de valor de negócios e a melhoria de processos.

3. Gestão de riscos

A gestão de riscos como parte da Governança de TI é capaz de salvaguardar os ativos de tecnologia e possibilitar a recuperação de desastres e continuidade das operações, incluindo integridade e a segurança da informação.

4. Gerenciamento de recursos

O gerenciamento de recursos está relacionado a forma como são administrados e otimizados os recursos críticos de TI. Este tópico aborda gerenciamento de ativos de hardware e software, provedores de serviços terceirizados além do gerenciamento financeiro.

5. Entrega de valor

Outro ponto importante da Governança de TI é a entrega de valor. Pode-se dizer que é o resultado da realização de todas as outras áreas apresentadas, pois visa assegurar que a gestão da tecnologia da informação seja o mais eficiente e eficaz possível em todos os pontos, entregando assim, um serviço de valor.

Estrutura de Governança de TI

Existem muitos modelos de estruturas de Governança de TI, sendo alguns focados em determinada área destas anteriormente descritas. O mais notável desses modelos é o ISO 38500, o padrão internacional para a governança corporativa da tecnologia da informação.

O ISO/IEC 38500 fornece orientações para aqueles que assessoram, informam ou auxiliam os diretores sobre o uso efetivo e aceitável da Tecnologia da Informação na organização.

No entanto, a estrutura de Governança de TI mais popular é CoBIT – Control Objectives for Information and Related Technologies ou Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas.

Basicamente, é um conjunto de diretrizes e ferramentas de suporte para Governança de TI que são aceitas em todo o mundo. É usado por auditores e empresas como forma de integrar tecnologia para implementar controles e atingir objetivos comerciais específicos.

Outro quadro que vale a pena mencionar é o ISO 27000 e, mais especificamente, ISO 27001 – que se concentra no gerenciamento da segurança da informação, que é uma parte forte da Governança de TI .

Pode ser difícil escolher um único modelo de Governança que melhor corresponda a todas as necessidades do seu negócio, portanto, a prática mais comum tem sido mesclar vários pontos deles para melhores resultados.

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