Existe endpoint protection grátis?

Endpoint Protection é uma forma de proteção perante tantas ameaças digitais que surgem a cada dia. Mas afinal, existe algum endpoint protection gratis?

Vamos responder de forma curta. Existe endpoint protection grátis? Não. Se você encontrou algum tipo de sistema que oferece suporte gratuito por tempo indefinido, desconfie (se você ainda não sabe o que é endpoint protection, não deixe de ler nosso post onde explicamos o que é esse produto que protege tantas empresas).

A questão é que o tipo de propriedades e funcionalidades que um sistema de endpoint protection exige fazem com que não seja possível oferecê-lo gratuitamente. Há, é claro, alguns “free trials” para essas plataformas, mas geralmente por apenas alguns dias ou semanas.

Por que não é possível?

Bem, para começar, as características do endpoint protection são sumamente diferentes daquelas do antivírus. Conforme lembra a Symantec, uma das pioneiras nesse tipo de plataforma, o foco está na rede. Em outras palavras, o software não apenas protege e monitora a máquina na qual está instalado, mas também acessos e fluxos de dados nas redes às quais ele está conectado.

Existe endpoint protection grátis? seguranca-da-informacao

Além disso, outros pontos de acesso da rede (os tais “endpoints”) também são escaneados e monitorados. A maioria dos endpoint protection funcionam como SaaS, ou “Softwares As A Service”.

Ou seja, eles possuem um software servidor, que permanece na nuvem, e instalam pequenos sistemas cliente nas máquinas monitoradas em uma rede. Com isso, ações proativas e atualizações ocorrem a todo tempo, e podem variar de máquina para máquina.

Como o sistema exige suporte integral e é concedido aos clientes como serviço, e não produto, não é possível mantê-lo indefinidamente gratuito. A Sophos por exemplo, oferece um endpoint para o mercado home de forma gratuita no primeiro ano, veja aqui.

Como conseguir um custo mais vantajoso?

Como a grande maioria das empresas que fornecem licenças de software, as produtoras de sistemas de endpoint protection possuem uma tabela de preços para suas soluções. Contudo, atualmente o segmento vem trabalhando de forma mais consultiva.

Por essa razão, às vezes é preciso entrar em contato com um intermediário. Ao operar diretamente com os fabricantes, ou “vendors”, você pode sair em desvantagem. Há uma série de razões para isso:

  • Empresas como Symantec, Sophos e McAffee atendem clientes que possuem planos com centenas ou milhares de licenças, e até mesmo governos. Isso faz com que seu poder de barganha, mesmo com algumas dezenas de computadores a licenciar, não reduza em nada os custos.
  • Consultorias geralmente podem reduzir seus custos ao traçar um perfil mais adequado para a solução de endpoint protection que você de fato precisa. Alguns “pacotes” de grandes fabricantes possuem centenas de funcionalidades e dezenas de plataformas e programas para vários fins
  • O suporte é parte importante na contratação de um endpoint protection. Os grandes fabricantes de softwares oferecem, mas ao lidar com um bom intermediário, você agiliza o atendimento e garante que ele sempre será provido em seu idioma, por exemplo
  • A menos que você tenha um profissional de TI interno com experiência em segurança da informaça, é muito difícil apontar as melhores opções e o ideal em termos de custo-benefício

Enquanto você está desguarnecido

Claro, escolher uma solução boa de endpoint protection leva algum tempo e exige capacitação e preparo. Enquanto você não decide e implementa uma solução mais robusta, é recomendável aumentar o rigor em termos de segurança:

  • Prepare políticas de backup que perdurem e já preparem a equipe para a nova realidade.
  • Atualize-se em relação às novas ameaças e sobre como preveni-las ou, caso seja tarde, enfrentá-las.
  • Avalie, se está operando com uma consultoria para migrar para uma solução de endpoint protection, o que pode ser feito com sua base instalada para mitigar riscos e preparar a rede e sistemas para novos padrões.

 

Agora que você descobriu que não existe Endpoint Protection grátis, sugerimos a leitura do post “O que é licenciamento de antivírus?”.

Continua com duvidas, quer enviar uma sugestão, encontrou um erro ou algo que pode ser melhorado? Fale conosco através do [email protected].

Gostou? Curte, comenta, compartilha e deixa um recado para o nosso time aqui nos comentários abaixo!

 

 

Queremos dar crédito aos sites onde tiramos algumas ideias para a criação de nosso post. Afinal o conhecimento é compartilhado.

Comodo

Gartner

 

 

Existe endpoint protection grátis?
  • Por favor avalie nosso post
5

Resumo

Endpoint Protection é uma forma de proteção perante tantas ameaças digitais que surgem a cada dia. Mas afinal, existe algum endpoint protection gratis?